skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Methodological quality of validation of studies on simulated scenarios in nursing

Juliana da Silva Garcia Nascimento Fabiana Cristina Pires; Kleiton Gonçalves do Nascimento; Daniela da Silva Garcia Regino; Tainá Vilhar Siqueira; Maria Célia Barcellos Dalri

Rev Rene Fortaleza v. 22, art. e62459, p. 1-10, 2021

Fortaleza 2021

Localização: EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto    (pcd 3077400 Acervo Digital )(Acessar)

  • Título:
    Methodological quality of validation of studies on simulated scenarios in nursing
  • Autor: Juliana da Silva Garcia Nascimento
  • Fabiana Cristina Pires; Kleiton Gonçalves do Nascimento; Daniela da Silva Garcia Regino; Tainá Vilhar Siqueira; Maria Célia Barcellos Dalri
  • Assuntos: ENFERMAGEM; EDUCAÇÃO; APRENDIZAGEM; SIMULAÇÃO (APRENDIZAGEM); ESTUDOS DE VALIDAÇÃO; Nursing; Simulation Technique; Education, Nursing; Learning; Validation Study
  • É parte de: Rev Rene Fortaleza v. 22, art. e62459, p. 1-10, 2021
  • Notas: Disponível em: https://doi.org/10.15253/2175-6783.20212262459. Acesso em: 19 maio 2022
  • Descrição: RESUMO Objetivo: avaliar a qualidade do processo de validação realizado em estudos que desenvolveram cenários clínicos simulados para o ensino e aprendizagem em enfermagem. Métodos: os pesquisadores procederam à realização de duas etapas: uma revisão integrativa nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Web of Science, SCOPUS e Educational Resources Information Center; e a avaliação da validação, adotando-se a ferramenta validada (Avaliação da Qualidade para Estudos de Validade). Resultados: identificaram-se 561 estudos, dos quais seis compuseram a amostra, primários, metodológicos, disponíveis eletronicamente e na íntegra. A maioria apresentou boa qualidade de validação ao cumprir quase todos os critérios exigidos pela ferramenta. Conclusão: a validação dos estudos sobre cenários clínicos foi capaz de sustentar evidências confiáveis para a adoção no ensino por meio da simulação em enfermagem
  • Editor: Fortaleza
  • Data de criação/publicação: 2021
  • Formato: art. e62459, p. 1-10.
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.