skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Bullying na adolescência um estudo com brasileiros e portugueses

Wanderlei Abadio de Oliveira Jorge Luiz da Silva; Julliane Messias Cordeiro Sampaio; Beatriz Oliveira Pereira; Marta Angélica Iossi da Silva

Revista Baiana de Saúde Pública Salvador v. 41, n. 3, p. 613-626, 2017

Salvador 2017

Localização: EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto    (pcd 2922476 Estantes Deslizantes )(Acessar)

  • Título:
    Bullying na adolescência um estudo com brasileiros e portugueses
  • Autor: Wanderlei Abadio de Oliveira
  • Jorge Luiz da Silva; Julliane Messias Cordeiro Sampaio; Beatriz Oliveira Pereira; Marta Angélica Iossi da Silva
  • Assuntos: BULLYING; VIOLÊNCIA ESCOLAR; SAÚDE ESCOLAR; SAÚDE PÚBLICA
  • É parte de: Revista Baiana de Saúde Pública Salvador v. 41, n. 3, p. 613-626, 2017
  • Descrição: O bullying é reconhecido como um problema de saúde pública. Existem diferenças nas taxas de prevalência do fenômeno entre países, mas poucas discussões ampliam a compreensão sobre essa variação. Assim, este estudo objetivou identificar a prevalência e as características de vitimização por bullying entre estudantes brasileiros e portugueses de acordo com a idade, o sexo e o ano escolar. Para tanto, realizou-se um estudo transversal com 182 estudantes − sendo 107 brasileiros e 75 portugueses − que frequentavam o 5º e o 6º ano escolar. Os dados foram coletados por meio de um questionário autoaplicável e analisados estatisticamente pelo Teste Exato de Fisher. Os resultados permitiram a identificação de alta prevalência de estudantes vítimas de bullying nos dois países, sendo uma quantidade maior de estudantes do sexo masculino. A agressão verbal foi a mais sofrida nos dois países e a maioria dos estudantes relataram a outras pessoas as agressões. Além disso, demonstrou-se a universalidade do fenômeno, presente em escolas de diferentes contextos socioculturais. Assim, concluiu-se que o bullying influência no desenvolvimento, na saúde e no processo ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes em idade escolar
    El bullying es reconocido como un problema de salud pública. Hay diferencias en las tasas de prevalencia del fenómeno entre países, pero pocas discusiones amplían la comprensión de esta variación. Así, este estudio objetivó identificar la prevalencia y las características de la victimización por bullying entre estudiantes brasileños y portugueses según la edad, el sexo y el año escolar. Para ello, fue realizado un estudio transversal que incluyó 182 estudiantes − 107 brasileños y 75 portugueses − del 5º y 6º año escolar. Los datos fueron recogidos por medio de un cuestionario autoaplicable y analizados estadísticamente mediante por la Prueba Exacta de Fisher. Los resultados permitieron la identificación de alta prevalencia de estudiantes víctimas de bullying en los dos países, con una mayor cantidad de estudiantes del sexo masculino. La agresión verbal fue la más sufrida en los dos países y la mayoría de los estudiantes relató la agresión a otras personas. Además, fue demostrada la universalidad del fenómeno, presente en escuelas de diferentes contextos socioculturales. Así, concluyóse que el bullying afecta el desarrollo, la salud y el proceso de enseñanza-aprendizaje de niños y adolescentes con edad escolar
  • Editor: Salvador
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: p. 613-626.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.