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Batalhadores culturais: trajetórias de mobilidade ascendente nos meios populares

Alves, Ana Rodrigues Cavalcanti

Educaçao e Pesquisa: Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2022, Vol.48 (1) [Periódico revisado por pares]

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

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  • Título:
    Batalhadores culturais: trajetórias de mobilidade ascendente nos meios populares
  • Autor: Alves, Ana Rodrigues Cavalcanti
  • Assuntos: Batalhadores culturais – Classes populares – Trajetória social – Mobilidade social – Sociologia disposicionalista ; Cultural strivers – Popular classes – Social trajectory – Social mobility – Dispositionalist sociology ; EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH
  • É parte de: Educaçao e Pesquisa: Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2022, Vol.48 (1)
  • Descrição: Resumo Este artigo visa discutir trajetórias de mobilidade ascendente entre as classes populares brasileiras por meio da aquisição de capital escolar e inserção no ensino superior nas últimas décadas. A investigação se ancora em uma abordagem teórico-metodológica disposicionalista, que busca analisar as condições objetivas e subjetivas que permitiram o rompimento das fronteiras de classe e a ascensão social por meio do ingresso em um curso de nível superior. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa envolvendo entrevistas em profundidade com membros dessa fração de classe, residentes na região metropolitana de Recife (PE), entre os anos de 2015 e 2016 (denominados neste trabalho como batalhadores culturais, dada sua mobilidade ascendente mediante a incorporação de um montante de capital cultural). A pesquisa buscou reconstruir a trajetória desses membros, bem como as principais disposições e valores constitutivos de seu ethos de classe responsáveis pelo seu processo de mobilidade ascendente via escolarização. A análise permitiu identificar um conjunto de disposições incorporadas no decorrer da trajetória desses indivíduos que favoreceu a aquisição de capital escolar e outras formas de capital cultural, projetando-os ao topo dessa fração de classe. Por outro lado, é possível observar as tensões e conflitos associados às suas tentativas de “subir na vida”, além de um ajuste das expectativas geradas pela aquisição de um diploma de ensino superior à realidade, diante das oportunidades encontradas pelos(as) estudantes egressos(as).
  • Editor: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
  • Idioma: Português

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