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Um novo ensino para outra prática: Rural Studio e Canteiro Experimental, contribuições para o ensino de arquitetura no Brasil

Lotufo, Tomaz Amaral

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2014-03-21

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Um novo ensino para outra prática: Rural Studio e Canteiro Experimental, contribuições para o ensino de arquitetura no Brasil
  • Autor: Lotufo, Tomaz Amaral
  • Orientador: Bonduki, Nabil Georges
  • Assuntos: Habitação Popular; Arquiteto; Arquitetura (Estudo E Ensino); Brasil; Canteiro Experimental; Movimentos Sociais Urbanos; Projeto Participativo; Social Housing; School Of Architecture; Participatory Design; Architect Training; Design Build Programs; Urban Social Movements
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta dissertação trata de questões relativas à experimentação prática no processo de ensino-aprendizagem nos cursos de arquitetura e urbanismo. Com a perspectiva de contribuir com o ensino de arquitetura no Brasil, foram escolhidas para análise duas realidades: a Universidade de São Paulo, no Brasil, com foco nas disciplinas da FAUUSP em que há o desenvolvimento do espaço pedagógico do Canteiro Experimental; e nos Estados Unidos, em comunidades pobres do Alabama, com base no método de trabalho do Rural Studio, da Universidade de Auburn. O Canteiro Experimental da FAUUSP é um equipamento pedagógico e uma proposta metodológica de ensino desenvolvido nos últimos quinze anos, dentro das atividades curriculares práticas construtivas com os alunos. O Rural Studio é um projeto pedagógico formado por estudantes e professores, com metodologia de trabalho de um laboratório de ensino e extensão, que desenvolve com a comunidade beneficiada projetos e depois construções de casas e espaços coletivos para assentamentos pobres do sul dos Estados Unidos. O trabalho analisa a influência desses processos educativos na formação de um arquiteto com prática profissional direcionada à população atualmente desatendida, considerando a importância fundamental da educação na promoção de transformações sociais. Para isso, a pesquisa abordará em um primeiro momento a relação da evolução dos movimentos de moradia, das políticas públicas habitacionais no Brasil e as teorias do grupo \"Arquitetura Nova\" com as iniciativas decorrentes nas Escolas de Arquitetura como os Laboratórios de Habitação e Canteiros Experimentais. Em seguida, analisará o Canteiro Experimental da FAUUSP, procurando entender como este espaço de práticas construtivas pode ser estendido a atividades dentro de comunidades. Para, enfim, fazer uma análise do grupo americano e compreender as possíveis contribuições que podem ser incorporadas à realidade brasileira. Ao resgatar experiências inovadoras, o presente projeto visa ainda contribuir para uma necessária renovação do ensino de arquitetura no Brasil, aproximando a teoria da prática construtiva e a Universidade da comunidade.
  • DOI: 10.11606/D.16.2014.tde-29052014-153721
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2014-03-21
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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