skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Basta e basta: do ethos dos produtores à projeção dos sujeitos consumidores de editoriais em dois momentos distintos da política brasileira (1964 e 2016); Enough is enough: from the ethos of the producers to the projection of the editorial consumer subjects in two distinct moments of Brazilian politics (1964 and 2016); Basta y basta: del ethos de los productores a la proyección de los sujetos consumidores de editoriales en dos momentos distintos de la política brasileña (1964 e 2016)

Hoff, Tânia; Almeida Junior, Guy Pinto De

Signos do Consumo; v. 11 n. 1 (2019): Consumos midiáticos, consumidores em debate; 60-72

Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes 2018-12-20

Acesso online

  • Título:
    Basta e basta: do ethos dos produtores à projeção dos sujeitos consumidores de editoriais em dois momentos distintos da política brasileira (1964 e 2016); Enough is enough: from the ethos of the producers to the projection of the editorial consumer subjects in two distinct moments of Brazilian politics (1964 and 2016); Basta y basta: del ethos de los productores a la proyección de los sujetos consumidores de editoriales en dos momentos distintos de la política brasileña (1964 e 2016)
  • Autor: Hoff, Tânia; Almeida Junior, Guy Pinto De
  • Assuntos: Communication And Consumption; Journalistic Discourse; Discourse Analysis; Coup Of 1964; Dilma Rousseff ‘s Impeachment; Comunicación Y Consumo; Discurso Periodístico; Análisis Del Discurso; Golpe De 1964; Impeachment De Dilma Rousseff; Comunicação E Consumo; Discurso Jornalístico; Análise De Discurso
  • É parte de: Signos do Consumo; v. 11 n. 1 (2019): Consumos midiáticos, consumidores em debate; 60-72
  • Descrição: Este artículo busca comprender los efectos de sentidos acerca del ethos discursivo y de la consecuente proyección del sujeto consumidor en dos editoriales de periódicos brasileños en momentos decisivos de la historia política del país, a saber: “¡Basta!” (CORREIO DA MANHÃ, 1964) y “Chegou a hora de dizer: basta!” (O ESTADO DE S. PAULO, 2016). A partir de las categorías de análisis “gobierno”, “president”, “democracia” y “pueblo”, analizamos las similitudes, continuidades y alejamientos entre los dos discursos, el camino teórico-metodológico que elegimos es la Análisis del discurso de línea francesa.
    This article aims to understand the effects of meanings on the discursive ethos and the consequent projection of the consumer subject in two Brazilian newspaper editorials at decisive moments of the country›s political history, namely: “Basta!” (CORREIO DA MANHÃ, 1964) and “Chegou a hora de dizer: basta!” (O ESTADO DE S. PAULO, 2016). From the categories of analysis “government”, “president”, “democracy” and “people”, the similarities, continuities and dissociation between the two discourses were analyzed, having the French Discourse Analysis as a theoretical-methodological path.
    Este artigo visa a compreensão dos efeitos de sentidos acerca do ethos discursivo e da, consequente, projeção do sujeito consumidor em dois editoriais de jornais brasileiros em momentos decisivos da história política do país, a saber: Basta! (CORREIO DA MANHÃ, 1964) e Chegou a hora de dizer: basta! (O ESTADO DE S. PAULO, 2016). A partir das categorias de análise “governo”, “presidente”, “democracia” e “povo”, analisamos as similitudes, continuidades e afastamentos entres os dois discursos, tendo como caminho teórico-metodológico a Análise de discurso de linha francesa.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/150730/150667
  • Editor: Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2018-12-20
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.