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Dinâmica vertical de veículos de competição de alto desempenho aerodinâmico.

Marchesin, Felipe Pereira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2018-05-04

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Dinâmica vertical de veículos de competição de alto desempenho aerodinâmico.
  • Autor: Marchesin, Felipe Pereira
  • Orientador: Barbosa, Roberto Spinola
  • Assuntos: Aerodinâmica; Dinâmica Veicular; Dinâmica Vertical; Aerodynamics; Vehicle Dynamics; Vertical Dynamics
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa Engenharia Mecânica
  • Descrição: Este trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho em dinâmica vertical de um veículo do tipo Formula de alta eficiência aerodinâmica. Diferentemente da abordagem utilizada atualmente pela indústria, este trabalho analisa o veículo com todas as suas características não lineares relacionadas à aerodinâmica e à rigidez de suspensão, e avalia a influência da velocidade longitudinal do veículo na sua resposta. Um modelo matemático foi desenvolvido e validado, utilizando dados experimentais relativos à influência das forças aerodinâmicas no sistema de suspensão e aos principais modos de vibrar da massa suspensa. Foi demonstrado que as forças aerodinâmicas influenciam na rigidez e no amortecimento do sistema. Para medir o seu desempenho, foram criados índices de desempenho calculados a partir da resposta em frequência do sistema, relacionados à força de contato dos pneus e ao momento de arfagem aerodinâmica. Esses índices de desempenho avaliam a variabilidade dessas respostas às entradas da pista de acordo com a faixa de velocidade longitudinal que um determinado circuito impõem ao veículo. De maneira a incluir as não linearidades nas funções de transferência, o sistema foi linearizado para cada valor de velocidade longitudinal analisada. Os resultados desses índices demonstram que a resposta do veículo pode apresentar tendências distintas quando ele é submetido a diferentes faixas de velocidade, e que as não linearidades influenciam significativamente o seu desempenho.
  • DOI: 10.11606/T.3.2018.tde-18082023-132710
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2018-05-04
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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