skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Os (des)caminhos da comunicação na implantação do Programa de Qualidade Total na Universidade Brasileira

Cleusa Andrade Scroferneker Margarida Maria Krohling Kunsch

2000

Localização: ECA - Escola de Comunicações e Artes    (t658.45 S435d e.2 )(Acessar)

  • Título:
    Os (des)caminhos da comunicação na implantação do Programa de Qualidade Total na Universidade Brasileira
  • Autor: Cleusa Andrade Scroferneker
  • Margarida Maria Krohling Kunsch
  • Assuntos: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL; CORREIO ELETRÔNICO; TEORIA DA COMUNICAÇÃO
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A análise das estratégias comunicacionais utilizadas para a implantação do programa de gestão da qualidade total em três universidades brasileiras, identificadas como ALFA, BETA e DELTA, é a proposta deste estudo. Estratégias comunicacionais sãoentendidas como o conjunto de ações planejadas e integradas a uma política de comunicação para a qualidade, voltadas aos públicos com os quais a universidade interage e dos quais depende, especialmente os públicos internos. A pesquisa, decaráter descritivo-explicativo, incluiu a revisão teórica e conceitual sobre os temas pertinentes e pesquisa de campo, junto a coordenadores dos programas de qualidade e assessores de comunicação das respectivas universidades, bem como junto aosprofessores e alunos das universidades BETA e DELTA e funcionários de ALFA. Os resultados da pesquisa foram reveladores, sem serem surpreendentes, ou seja, as estratégias comunicacionais são pontuais e fragmentadas, implementadas a partir de ummodelo tradicional de comunicação assimétrico, de transferência de informação. Há portanto, o predomínio de uma cultura de informação em detrimento de uma cultura de comunicação nas universidades pesquisadas. A universidade necessita repensar asua comunicação, a partir da definição de uma política global de comunicação desenvolvida sob uma perspectiva de comunicação integrada. E as Relações Públicas desempenha um papel fundamental neste processo como gestora e mediadora da comunicaçãoda universidade com os seus públicos
  • Data de criação/publicação: 2000
  • Formato: 248 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.