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Comunicação e organizações brasileiras nos anos 1970 estudo de caso sobre o papel da ABERJE, no período 1967-1983, para a definição de um primeiro paradigma para a Comunicação Organizacional brasileira

Paulo Nassar Margarida Maria Krohling Kunsch

2001

Localização: ECA - Escola de Comunicações e Artes    (t658.450981 N265c e.2 )(Acessar)

  • Título:
    Comunicação e organizações brasileiras nos anos 1970 estudo de caso sobre o papel da ABERJE, no período 1967-1983, para a definição de um primeiro paradigma para a Comunicação Organizacional brasileira
  • Autor: Paulo Nassar
  • Margarida Maria Krohling Kunsch
  • Assuntos: Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE); COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL -- BRASIL
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta dissertação se propõe a levantar, a partir de pesquisa documental no acervo de documentos da ABERJE - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial -, produzidos entre os anos de 1967 e 1983, elementos ligados à ação e ao pensamento dos associados desta Entidade, que poderão levar à definição de um perfil da comunicação organizacional brasileira do período citado. Para isso, procedeu-se uma pesquisa bibliográfica e conceitual, entre autores brasileiros e estrangeiros, que tinha como balizamento os temas ligados à comunicação organizacional e suas conexões com o ambiente e as teorias ligadas à administração das empresas, notadamente àquelas que pudessem iluminar as estratégias de coleta e análise de dados e as conclusões ligadas ao estudo de caso, que teve como foco a ABERJE, entre o final dos anos 1960 e início dos anos 1980. A coleta de dados, que pudessem revelar o estágio em que estava a comunicação organizacional brasileira naquele momento, o perfil e o modo operacional e teórico de seus profissionais, entre outros aspectos importantes, se deu por intermédio do exame de quase 5000 documentos pertencentes ao acervo ABERJE. Entre esses documentos estão coleções de publicações empresariais, livros de atas e entrevistas com personagens daquele período. Neste momento, em que empresas e instituições brasileiras reivindicam profissionais com visão abrangente e estratégica dos processos de comunicação das organizações, é mais do que necessário conhecer as práticas e os
    pensamentos de quem já fez história. A inovação e a busca do estratégico em comunicação organizacional só se alcança conhecendo o que se julga passado
  • Data de criação/publicação: 2001
  • Formato: 113 p anexos.
  • Idioma: Português

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