skip to main content

Três modalidades de comércio musical nas primeiras décadas do Brasil Oitocentista (1808-1821): anúncios particulares, leilões e rifas

Amorim, Humberto

Revista Vórtex, 2017-06, Vol.5 (1), p.1-22 [Periódico revisado por pares]

Curitiba: Escola de Música e Belas Artes do Paraná

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Três modalidades de comércio musical nas primeiras décadas do Brasil Oitocentista (1808-1821): anúncios particulares, leilões e rifas
  • Autor: Amorim, Humberto
  • Assuntos: 19th century ; Advertising media ; Anúncios de Jornais ; Auctions ; Brasil ; Comércio Musical ; Imprensa ; Music industry ; Musicology ; Print advertising ; Século XIX
  • É parte de: Revista Vórtex, 2017-06, Vol.5 (1), p.1-22
  • Descrição: Partindo de uma análise em que situa a trajetória da imprensa em Portugal e, de modo especial, no Brasil, o artigo traça um panorama sobre o comércio musical anotado pelos primeiros periódicos publicados em território brasileiro durante o perí­odo joanino (1808-1821), conectando os exemplos coletados ao arcabouço teórico de importantes publicações sobre o tema (MENDES; RABELO, 2011) e aos dados alcançados por relevantes pesquisas musicológicas (PEREIRA, 2012; 2013; 2015). O objetivo foi delinear as principais caracterí­sticas, diferenças e particularidades de três das seis categorias de negociações musicais identificadas nos jornais: os anúncios particulares, os leilões e as rifas. Para tanto, são apresentados 51 reclames, alguns dos quais inéditos, dispostos em tabelas temáticas. O resultado é a proposta de uma topologia do comércio musical captado por nossa embrionária imprensa nas primeiras duas décadas do Brasil Oitocentista.
  • Editor: Curitiba: Escola de Música e Belas Artes do Paraná
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.