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Cálculo Mental e Ensino de Aritmética em Escolas da Cidade do Rio de Janeiro no Final do Século XIX

Soares, Flávia dos Santos

Boletim de educação matemática BOLEMA, 2019-04, Vol.33 (63), p.177-204

Rio Claro: Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - IGCE - Depto de Matemática

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  • Título:
    Cálculo Mental e Ensino de Aritmética em Escolas da Cidade do Rio de Janeiro no Final do Século XIX
  • Autor: Soares, Flávia dos Santos
  • Assuntos: 19th century ; Arithmetic ; Calculus ; Education ; EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH ; Mathematics ; Secondary education ; Teaching
  • É parte de: Boletim de educação matemática BOLEMA, 2019-04, Vol.33 (63), p.177-204
  • Descrição: O cálculo mental vem sendo considerado um recurso didático valorizado no Brasil, mais especialmente a partir de 1990, com a publicaçao de documentos que reforçaram sua importancia para o ensino da Matemática na Escola Básica. Entretanto, sugestöes para sua utilizaçao já estavam presentes em recomendaçöes curriculares para a escola primaria e a secundária desde o século XIX. Incorporado a orientaçöes para a aritmética, o cálculo mental aparece na esteira das propostas de renovaçao do ensino juntamente com as ideias do método intuitivo, a partir da década de 1870. Neste texto, tem-se como objetivo investigar de que forma o cálculo mental esteve presente nas prescriçöes para o ensino de aritmética e de que forma foi implementado na prática dos professores em escolas da cidade do Rio de Janeiro. Pretende-se destacar a importancia do cálculo mental no ensino de aritmética nos últimos anos do século XIX em documentos oficiais e como o cálculo mental era apresentado em obras didáticas, programas e materiais de ensino.
  • Editor: Rio Claro: Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - IGCE - Depto de Matemática
  • Idioma: Português

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