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Narrativas da construção de Brasília: mídia, fotografias, projetos e história

Videsott, Luisa

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos 2009-12-08

Acesso online

  • Título:
    Narrativas da construção de Brasília: mídia, fotografias, projetos e história
  • Autor: Videsott, Luisa
  • Orientador: Andrade, Carlos Roberto Monteiro de
  • Assuntos: Projeto; Brasília; Fotografias; História; Mídia; Project; Photos; Media; History; Brasilia
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O trabalho descreve e contextualiza as matérias que descrevem a construção de Brasília realizadas durante o período da edificação da cidade e publicadas pelas revistas ilustradas Brasília, Manchete e O Cruzeiro e pelos cinejornais; esse últimos eram meios de comunicação de massa, direta ou indiretamente controlados pela Novacap, particularmente por Juscelino Kubitschek, Oscar Niemeyer e Israel Pinheiro. Apresenta também os relatos sobre a arquitetura e a cidade em construção dirigidos aos arquitetos e que foi viabilizado pelas publicações periódicas, sobretudo pela revista Módulo e pela seção de Arquitetura e Urbanismo da revista Brasília. O objetivo é indagar a qualidade e o caráter da participação daqueles meios de informação na elaboração de uma imagem pública da construção da Capital. Sua metodologia apóia-se naquela aplicada à análise das obras de arte visuais e leva em conta a observação de que as próprias obras de arte são também representações controladas, instrumentos para a construção de mitos e/ou para fixar o imaginário coletivo em monumentos. Ao mesmo tempo utiliza-se das indicações de método que orientam o uso da fotografia dos meios de comunicação de massa na reconstrução histórica. O papel da comunicação visual foi determinante na construção de uma imagem coletiva da cidade, do seu plano, das suas arquiteturas. As fotografias nas revistas colaboraram para propalar uma certa narrativa acerca da colonização do interior do País como construção de assentamentos em territórios vazios; mas também acerca da arquitetura como abstração artística e sobre os construtores da Capital como agentes e mediadores da integração nacional. Frisa ainda que as próprias estratégias de narração da linguagem visual, junto aos depoimentos orais e as informações que as próprias fotografias revelam, são os rastros que permitem a recuperação de outras memórias.
  • DOI: 10.11606/T.18.2009.tde-10092013-145157
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos
  • Data de criação/publicação: 2009-12-08
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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