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Dos fios que se interpenetram na tecelagem: um conceito para os estudos feministas

Eggert, Edla ; Márcia Alves da Silva ; Aline Lemos da Cunha Della Libera

Estudos feministas, 2022, Vol.30 (2) [Periódico revisado por pares]

Florianopolis: Universidade Federal de Santa Catarina, CFH/CCE - Revista Estudos Feministas

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  • Título:
    Dos fios que se interpenetram na tecelagem: um conceito para os estudos feministas
  • Autor: Eggert, Edla ; Márcia Alves da Silva ; Aline Lemos da Cunha Della Libera
  • Assuntos: Education ; estudos feministas ; Feminism ; interpenetração ; Learning ; Metaphor ; Participatory research ; pesquisa autobiográfica ; pesquisa participante ; PSYCHOLOGY, MULTIDISCIPLINARY ; Race ; Resistance ; Weaving ; WOMEN'S STUDIES ; Womens studies
  • É parte de: Estudos feministas, 2022, Vol.30 (2)
  • Descrição: Aprendemos junto aos grupos de estudos e pesquisa nos quais estamos inseridas e pesquisamos. Uma das aprendizagens realizadas, durante nossos percursos profissionais, tem sido articular os estudos feministas, a pesquisa participante e a pesquisa autobiográfica. Neste artigo, apresentamos nossa compreensão sobre a integração desses três aspectos, os quais produzem nosso “fazer pensar” pesquisa em Educação por meio do conceito de interpenetração, que é uma técnica da tecelagem manual. Revela fios que se juntam, mas não se confundem, formando desenhos. Sendo assim, essa técnica é utilizada como metáfora para pensar em nossa opção metodológica. Partindo dessas análises, tal conceito representa a busca de um “fazer pensar” fecundo com as mulheres excluídas dos processos formais de Educação, mas que se educam na vida, nas resistências diárias à subjugação de gênero, classe e raça e, igualmente, no mundo do trabalho.
  • Editor: Florianopolis: Universidade Federal de Santa Catarina, CFH/CCE - Revista Estudos Feministas
  • Idioma: Português;Espanhol

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