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Inovando o trabalho de campo com a articulação entre teoria e prática as disciplinas do curso de Obstetrícia

Eunice Almeida da Silva Nadia Zanon Narchi; Maria Aparecida de Jesus Belli; Maryam Michelle Jarrouge Trintinália; Nilva Teixeira

Revista de Graduação USP São Paulo v. 2, n. 2, p. 143-147, jun. 2017

São Paulo 2017

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  • Título:
    Inovando o trabalho de campo com a articulação entre teoria e prática as disciplinas do curso de Obstetrícia
  • Autor: Eunice Almeida da Silva
  • Nadia Zanon Narchi; Maria Aparecida de Jesus Belli; Maryam Michelle Jarrouge Trintinália; Nilva Teixeira
  • Assuntos: OBSTETRÍCIA -- ESTUDO E ENSINO; PRÁTICA PROFISSIONAL; ENSINO SUPERIOR
  • É parte de: Revista de Graduação USP São Paulo v. 2, n. 2, p. 143-147, jun. 2017
  • Notas: Disponível em: . Acesso em: 28 jul. 2017
  • Descrição: Este estudo tem como finalidade mostrar a estratégia de ensino utilizada nas disciplinas Administração dos Serviços de Atenção à Saúde e Estágio Curricular de Administração de Serviços de Atenção à Saúde, obrigatórias no curso de graduação em Obstetrícia da Universidade de São Paulo. O objetivo geral da estratégia foi articular o conteúdo oferecido em sala de aula às práticas em gerenciamento. Em 2014, 43 alunos cursaram as disciplinas, discutiram o conteúdo programático em sala de aula, realizaram visitas a serviços da rede privada e vivenciaram práticas de gerenciamento em serviços públicos de saúde. O objetivo específico era identificar e analisar até três situações-problema que poderiam dificultar a dinâmica de gerenciamento dos serviços públicos de saúde. A partir da análise e com base nas visitas realizadas, os alunos em grupos elaboraram um projeto visando à melhoria do gerenciamento dos serviços públicos. Os projetos deveriam responder a questão: “É possível administrar os processos, os recursos e as pessoas nos serviços públicos de atenção à saúde de maneira a agregar-lhes valor?” Todos responderam afirmativamente, evidenciando descrições de como foram compreendidas as articulações dos conceitos discutidos em sala de aula com as dificuldades e possibilidades encontradas nos cenários das práticas
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: p. 143-147.
  • Idioma: Português

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