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O acontecimento comunicacional e a experiência de ensino. Afeto. Arrebatamento. Subjetividades

Teixeira, Ana Paula De Moraes

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2013-05-27

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O acontecimento comunicacional e a experiência de ensino. Afeto. Arrebatamento. Subjetividades
  • Autor: Teixeira, Ana Paula De Moraes
  • Orientador: Marcondes Filho, Ciro Juvenal Rodrigues
  • Assuntos: Acontecimento Comunicacional; Subjetividade; Narrativa Biográfica; Metáporo; Epistemologia Da Comunicação; Afeto; Teorias Da Comunicação; Communicational Epistemology; Communicational Event; Communication Theories; Biographical Narrative; Metoporo; Affection; Subjectivity
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este é um estudo epistemológico sobre o conceito de comunicação, que se utiliza de orientações filosóficas como aporte teórico. Porém, a tessitura desta proposta é trama emaranhada. É tecido que se umedece com líquido de subjetividade. Nos estudos convencionais sobre comunicação, o estatuto ontológico do ser nunca teve muito espaço. Prefere-se estudar \"talhas\" na comunicação, como a recepção, a mediação, os processos, os meios. Este é o ponto de partida do nosso trabalho: enveredar uma pesquisa da comunicação que \"acontece\" no ser - o acontecimento comunicacional. E como a noção de acontecimento trabalhada na tese é distinta da concepção compreendida a partir do senso comum ou mesmo da mídia, esse tipo de estudo requisita um procedimento distinto de trabalho. Esse procedimento é o Metáporo: uma proposta prático-descritiva que exige uma postura científica modificada, pois considera as afetações no ser (do acontecimento), e, neste trabalho, em conjunto com as afetações do ser (da pesquisa). Por isso, o olhar do pesquisador conta. Não para subtrair da observação o que interessa, e sim compor com ela. Mas como é preciso considerar o aspecto incapturável do acontecimento, a aposta do Metáporo é pela sua descrição. \"Ter a experiência no próprio corpo e dela extrair descrições, relatos, exposições, textos, transformar o vivido em depoimento, em testemunho vivencial\". E como o solo de nossa observação deita o olhar sobre as experiências de ensino, e porque uma experiência de ensino é elasticidade do ser, nossa proposta, além da discussão epistemológica, inclui relatos autobiográficos. Narrativas que possam permitir uma contiguidade de fruição. Tessitura de tramas elásticas cuja intenção primeira é dar passagens às vibrações de pensamento pela porosidade do texto.
  • DOI: 10.11606/T.27.2013.tde-27022014-140816
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2013-05-27
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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