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Ponto de equilíbrio entre a nova teoria da comunicação, o ví­deo game e o minecraft

Corrêa, Francisco Tupy Gomes

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2017-12-15

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Ponto de equilíbrio entre a nova teoria da comunicação, o ví­deo game e o minecraft
  • Autor: Corrêa, Francisco Tupy Gomes
  • Orientador: Marcondes Filho, Ciro Juvenal Rodrigues
  • Assuntos: Videogame; Nova Teoria Da Comunicação; Minecraft; Metáporo; Filosofia Da Comunicação; Metapore; New Theory Of Communication; Videogame; Communication Philosophy
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais
  • Descrição: Eu jogo, tu jogas e nós? Nós jogamos ou somos jogados? Eu me comunico? Tu te comunicas comigo? Nós nos comunicamos enquanto jogamos? Talvez a resposta rasa a qual somos induzidos a pensar seja: \"Sim! e como nos comunicamos.\" De forma mais elaborada, a ideia da pesquisa em questão é: qual a sinergia que ocorre entre o jogar e o comunicar, considerando que o comunicar não é algo que emula a comunicação, que promove o êxodo para o virtual, que coloca o jogador enquanto objeto de jogo tal como um peão. Comunicar é algo que sente, que frui, que nos atravessa, que permeia a nossa sensibilidade e imbrica aquilo que somos com aquilo que passamos a ser. Por isso, a proposta aqui é a de buscar apreensão do fenômeno que o jogo promove, considerando a Nova Teoria da Comunicação, O Princípio da Razão durante, o metáporo e demais terminologias desenvolvidas por Ciro Marcondes Filho e o Grupo FiloCom. Abordar o jogar pelo suporte do videogame para buscar o sutil, o ponto de equilíbrio do lúdico interativo na comunicação, que não nos mantém a mesma pessoa ao terminarmos de jogar. O jogo proposto como objeto de estudo, Minecraft, trata de um fenômeno, pois não só coloca o jogador como um produtor de conteúdo audiovisual mas permite que os usuários transformem e traduzam a realidade para eles. A questão, contudo é: será que os usuários traduzem os blocos que manipulam, que lhes é informado e supostamente comunicado em realidade? O objetivo aqui é o de compreender o jogo por este olhar, buscando as contribuições teóricas do ponto de vista do Princípio da Razão Durante (viés Comunicacional, Tecnológico e Sistêmico) e práticas (Reflexão, Criação, Apreensão e Popularização do conhecimento).
  • DOI: 10.11606/T.27.2018.tde-17042018-143348
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2017-12-15
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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