skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Chicago school and Cultural studies: the superficial connection; ESCOLA DE CHICAGO E ESTUDOS CULTURAIS: A CONEXÃO APARENTE

Vargas, Emanuelly Menezes

Alterjor Journal; Vol. 28 No. 2 (2023): Alternative and Popular Journalism; 657-671

Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes 2023-10-16

Acesso online

  • Título:
    Chicago school and Cultural studies: the superficial connection; ESCOLA DE CHICAGO E ESTUDOS CULTURAIS: A CONEXÃO APARENTE
  • Autor: Vargas, Emanuelly Menezes
  • Assuntos: Escola De Chicago; Estudos Culturais; Etnografia; Metodologia; Teorias Da Comunicação; Chicago School; Cultural Studies; Ethnography; Methodology; Communication Theories
  • É parte de: Alterjor Journal; Vol. 28 No. 2 (2023): Alternative and Popular Journalism; 657-671
  • Descrição: This work presents a theoretical tension between concepts from the Chicago School and Cultural Studies. We sought, through the comparison between the schools, to establish parallels that could indicate possibilities or impossibilities of conceptual equivalences. We did this through the reading and reflection of texts that present and discuss issues related to the formation of the schools. We realized, through the tensioning of concepts such as subject/individual, structure, and communicational process, that it is illusory to make an equivalence between the schools given their radical difference in theoretical orientation and understanding of the concepts.
    Este trabalho apresenta um tensionamento teórico entre conceitos da Escola de Chicago e Estudos Culturais. Buscamos através da comparação entre as escolas estabelecer paralelos que pudessem nos indicar possibilidades ou impossibilidade de equivalências conceituais. Fizemos isso através da leitura e reflexão textos que apresentam e discutem questões de formação das escolas. Percebemos a partir do tensionamento especialmente de conceitos como sujeito/indivíduo, estrutura e processo comunicacional que é ilusório fazer uma equivalência entre as escolas dada a sua radical diferença de orientação teórica e compreensão dos conceitos.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/210037/198631
  • Editor: Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2023-10-16
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.