skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Desenhando do gato ao sapato o ato reflexivo do professor gerando o ato reflexivo do aluno na produção de poéticas visuais

Maria Antonieta Zaroni Pereira Villela Dilma de Melo

2001

Localização: ECA - Escola de Comunicações e Artes    (t700.7 V735d e.2 )(Acessar)

  • Título:
    Desenhando do gato ao sapato o ato reflexivo do professor gerando o ato reflexivo do aluno na produção de poéticas visuais
  • Autor: Maria Antonieta Zaroni Pereira Villela
  • Dilma de Melo
  • Assuntos: ARTE-EDUCAÇÃO; DESENHO
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A Tese, uma Pesquisa-Ação sobre 20 anos de trabalho com alunos do Ensino Médio, visa apresentar uma rnetodologia para Ensino da Arte, compreendendo um trabalho baseado no processo da reflexão-na-ação, isto é, um método de ensino aprendizagem que tem como enfoque o pensar no que faz enquanto faz. No momento do fazer na prática, o aluno é instruído por um professor/instrutor, que, ao discutir seu processo de trabalho, cria condições para que esse aluno reflita durante todo o processo da atividade, construindo-na-ação sua idéia. A metodologia que deu embasamento ao processo do trabalho de Pesquisa- Ação dessa Tese, foi o trabalho metodológico: "Educando o Profissional Reflexivo"; desenvolvida por Donald Schön em sua pesquisa, elaborada a partir de seus estudos sobre a teoria da investigação de John Dewey e na observação de seus alunos do curso de arquitetura, enquanto trabalhavam em aulas de projeto em atelier. Na Tese, são discutidos procedimentos de exercícios propostos em sala de aula e ateliê para alunos do Ensino Médio em aulas de Arte. Esses são permeados por teoria e prática todo o tempo. Ao aluno, são propostos problemas que deverão ser resolvidos criativamente a partir de sua reflexão-na-ação; ele percorre diferentes caminhos que lhes são apresentados, através da rnetodologia intertextual: visual/verbal/sonora/reflexiva, desenvolvendo, portanto, diferentes métodos reflexivos/perceptivos. Durante os exercícios, são mostrados e/ou pesquisados conteúdos
    afins da temática inicial, parecendo muitas vezes ao aluno não ter nada a ver com o que ele está estudando. Mas ao longo do percurso de trabalho quando novas fontes de dados são mescladas às primeiras, e, ao ter início sua elaboração no fazer pensando o que faz enquanto faz, desenvolve um processo único, dele próprio, na construção do produto final, percebendo então, as relações entre as etapas do mesmo. Essa metodologia de trabalho é exemplificada por uma seqüência de exercícios, e por uma galeria de poéticas visuais, desenvolvidas pelos alunos. O que se propõe a ser provado, é que a partir desse processo de trabalho 'todos' os alunos, são capazes de desenvolver resultados práticos que demonstram terem adquirido uma competência criativa, e compreensão das teorias da Arte estudadas e o fazer contemporâneo do artista. Por meio de uma coleta de dados, elaborada com a aplicação de questionários aos alunos, obteve-se uma avaliação quantitativa e qualitativa, desse processo de trabalho. Ao longo do texto, é mostrada a trajetória de ensino e aprendizagem pela qual passou a autora desse procedimento rnetodológico
  • Data de criação/publicação: 2001
  • Formato: 210 p anexos.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.