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Casa/Dispositivo Malévolo/Movimento

Sara Aires Camponez

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Citações Citado por
  • Título:
    Casa/Dispositivo Malévolo/Movimento
  • Autor: Sara Aires Camponez
  • Descrição: A casa, entendida enquanto entidade subjectiva, fragmentária e referencial, é muito mais que o(os) edifício(os) [ou invólucro(s)] com que se possa vir a relacionar. O presente trabalho move-se em torno da tentativa de identifcar os processos que originam a casa que se fxa no imaginário pessoal e colectivo. Neste sentido, servimo-nos do que chamámos as narrativas de algumas circunstâncias de estudo que tentam descortinar esses processos comuns que tornam as casas manifestáveis no território; essas movimentações que animam e humanizam o invólucro. Estes registos permitem-nos formular, com alguma certeza, a ideia de dispositivo malévolo, uma entidade material que fornece a condição prévia às possibilidades de apropriação do espaço por parte do sujeito, que lhe confere validação última e lhe trabalha um sentido de hospitalidade ou interioridade. O exercício de liberdade da casa vincula-se, pois, aos constrangimentos prévios do dispositivo, que motiva um confronto entre o sujeito e o seu objecto-casa ao qual decidimos chamar jogo. Aqui, mais que entidade que se quer domesticar, o dispositivo malévolo revela a sua infuência sobre o modo como se constrói um sentido de colectividade, pois que se relaciona sempre com outros dispositivos da mesma natureza. Surgem, portanto, seis propostas de jogo que nos pretendem clarifcar as construções que esses confrontos originam. Finalmente, o trabalho tenta desafar esse espaço diferencial que surge do confronto de vários dispositivos malévolos e que será, à partida, inabitável, mas que ajuda à construção de colectividade. Como se pode materializar esse espaço? É ele verdadeiramente inabitável? The home, a subjective, fragmented and referential entity, is much more than the building(s) [or casing(s)] to which it may come to relate to. This work tries to identify the processes that originate the home that we fx onto our personal and collective imagery. In this sense, we make use of what we called narratives of a few study circumstances that try to unveil these common processes that make homes expressible in the territory; these common movements that animate and humanize our casings. These notes allow us to formulate, with a certain degree of certainty, the idea of the evil device, a material entity that provides previous conditions to the possibilities of appropriation by the subject, he who ultimately validates space and imprints onto it a sense of hospitality or interiority. The exercise of freedom of the home is, therefore, attached to the previous constraints of the device, hence motivating a confrontation between the subject and it's home-object that we decided to call game. More than an entity that we want to domesticate, the evil device revels its infuence over the ways we build a sense of collectivity, for it also relates to other devices of the same nature. We present, therefore, six game proposals that try to clarify the constructions that these confrontations originate. Finally, the work tries to defy this differential space that is born from the confrontation of various evil devices, a space that is, in principle, inhabitable but that helps building collectivity. How can we materialize this space? Is it truly inhabitable?
  • Idioma: Português

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