skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Processo de pensamento da teoria das restrições: uma abordagem para compreensão, aprendizagem e ação sobre problemas complexos

Rodrigues, Luis Henrique ; Corcini Neto, Secundino Luís Henrique ; Pacheco Lacerda, Daniel

Perspectivas em gestão & conhecimento, 2011-09, Vol.1 (2), p.59-76

Universidade Federal da Paraíba: Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Processo de pensamento da teoria das restrições: uma abordagem para compreensão, aprendizagem e ação sobre problemas complexos
  • Autor: Rodrigues, Luis Henrique ; Corcini Neto, Secundino Luís Henrique ; Pacheco Lacerda, Daniel
  • Assuntos: análise de problemas ; Arquitetura da informação ; organizações ; teoria das restrições
  • É parte de: Perspectivas em gestão & conhecimento, 2011-09, Vol.1 (2), p.59-76
  • Descrição: Pesquisas, trabalhos científicos e acadêmicos têm se debruçado sobre a problemática da compreensão, da aprendizagem e da ação em relação aos problemas organizacionais. As diferenças de percepções em relação aos problemas ou situações da organização podem, por vezes, bloquear a superação das dificuldades. Essas diferenças podem possuir causas, como: visão de mundo dos colaboradores, pressupostos, emoções, entre outras razões. Portanto, é necessário um instrumento ou metodologia que sirva como fio condutor para as discussões. Quando orientadas as discussões podem gerar uma compreensão compartilhada do problema, aprendizagem coletiva e, possivelmente, uma maior efetividade na superação das dificuldades. Nesse sentido esse paper procura apresentar o Processo de Pensamento da Teoria das Restrições como elemento condutor das discussões organizacionais. Para isso, o artigo se sustenta na revisão da literatura pertinente ao assunto onde procura explicitar os elementos centrais. Ao final, discutem-se limitações e potencialidades desse ferramental contribuindo dessa forma para ampliar as perspectivas para a condução do processo de reflexão e aprendizagem nas organizações.
  • Editor: Universidade Federal da Paraíba: Centro de Ciências Sociais Aplicadas
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.