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A presença negra no circuito da Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro a década de 80 do século XIX

Heloisa Pires Lima Lilia Moritz Schwarcz 1957-

2000

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (T LIMA, H.P. 2000 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    A presença negra no circuito da Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro a década de 80 do século XIX
  • Autor: Heloisa Pires Lima
  • Lilia Moritz Schwarcz 1957-
  • Assuntos: ANTROPOLOGIA CULTURAL E SOCIAL -- BRASIL; NEGROS -- BRASIL; ARTES -- BRASIL; ARTES -- SÉCULO 19
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
    Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/USP ; Bibliografia
  • Descrição: A presença negra, no circuito da Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro, de artistas e no temário de suas expressões visuais, evidencia-se na década de 80 do século XIX. As questões abolicionistas e as disputas simbólicas em torno domodelo monárquico ou republicano compõem o panorama do período. A figura negra nos argumentos visuais e os artistas negros como imagem da instituição e do país são duas dimensões que esse estudo procura colocar em relação. Os valores e crenças.associados a essas identidades carregam diferentes lógicas que negociam espaços sociais num momento instável. Por outro lado, a biografia de alguns agentes negros desse ambiente possibilita o exame do modo como lidaram com as questões de seutempo. Por outro lado, o levantamento dessa história institucional da Academia procura depurar uma oficialidade para as referências negras contidas nos programas hegemônicos sob orientação e mecenato dos governos oitocentistas. Essa visãopanorâmica será contraponto para a análise da crise de oficialidade, no momento da virada política acontecida nos anos 80
  • Data de criação/publicação: 2000
  • Formato: 171 p.
  • Idioma: Português

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