skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

O projeto da brasilidade moderna: Aproximações entre arquitetura e música de 1922 a 1964

Lucas Keller da Costa

Sem texto completo

Citações Citado por
  • Título:
    O projeto da brasilidade moderna: Aproximações entre arquitetura e música de 1922 a 1964
  • Autor: Lucas Keller da Costa
  • Descrição: O presente trabalho propõe o estudo da identidade nacional brasileira presente na arquitetura durante o Movimento Moderno no Brasil, numa metodologia de comparação com a música de 1922 a 1964. Parte-se do pressuposto que existiu uma vontade artística naquele tempo que permeou as duas esferas comparadas e proporcionou as mais variadas afinidades entre elas, seja num plano de inquietação teórica ou no resultado das respetivas obras. O presente estudo sobre a Brasilidade Moderna é dividido em três momentos: os seus prenúncios, que se revelam numa comparação entre o movimento neocolonial e o samba no Rio de Janeiro; a sua consolidação, compreendida por meio das trajetórias de Lucio Costa e de Heitor Villa-Lobos; e a sua sublimação, explicitada na simbiose entre obras de Oscar Niemeyer e as narrativas da Bossa Nova. O objetivo da dissertação é oferecer, portanto, um contributo para a compreensão da complexa ideia da Brasilidade Moderna, tema tão caro e marcante na cultura brasileira até hoje. This paper commits to the study of the Brazilian national identity present in the architecture during the Modern Movement in Brazil, through a methodology of comparison with music from 1922 to 1964. It is guided by the principle that there was a Kunstwollen at that time that crossed the two compared scopes and provided the most varied affinities between them, whether regarding their theoretical inquietude or the result of their respective works. The present study of Modern Brazilianness is split into three sections: its prelude, which is revealed in a comparison between the neo-colonial movement and the samba in Rio de Janeiro; its consolidation, construed through the trajectories of Lucio Costa and Heitor Villa-Lobos; and its sublimation, expressed by the symbiosis between the works of Oscar Niemeyer and the narratives of the Bossa Nova genre. Therefore, this dissertation intends to contribute to the understanding of the complex idea of Brazilianness, which up until now remains appreciated and striking in Brazilian culture.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.