skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Semiótica da comunicação da semiose da natureza à cultura

Irene Machado Vinicius Romanini

Revista FAMECOS : mídia, cultura e tecnologia Porto Alegre v. 17, n. 2, p. 89-97, maio/ago. 2010

Porto Alegre 2010

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Semiótica da comunicação da semiose da natureza à cultura
  • Autor: Irene Machado
  • Vinicius Romanini
  • Assuntos: SEMIÓTICA; COMUNICAÇÃO; TEORIA DA COMUNICAÇÃO; CULTURA; LINGUAGEM
  • É parte de: Revista FAMECOS : mídia, cultura e tecnologia Porto Alegre v. 17, n. 2, p. 89-97, maio/ago. 2010
  • Notas: Disponível em: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2010.2.7546. Acesso em: 10 set. 2021
  • Descrição: A crise paradigmática por que passa a comunicação exige uma revisão ontológica que inclua a discussão sobre as condições de possibilidade do fenômeno comunicacional. Neste artigo argumentamos que a semiótica oferece um arcabouço conceitual que permite estudar a comunicação a partir de ações qualitativas. A semiose ou ação do signo é definida como um processo fundamental que, a partir da percepção, estrutura diagramas ontológicos dinâmicos que modelizam o mundo das espécies, criando cognição e cultura. O propósito da semiótica da comunicação é entender como sistemas modelizantes evoluem ontogênica e filogenicamente, produzindo, no caso da cultura humana, meios de comunicação cada vez mais variados e tecnologicamente avançados
  • Editor: Porto Alegre
  • Data de criação/publicação: 2010
  • Formato: p. 89-97.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.