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Inventório. Processos de design na divulgação científica para crianças: estudo de caso de livro informativo

Campos, Ana Paula

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2016-05-06

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Inventório. Processos de design na divulgação científica para crianças: estudo de caso de livro informativo
  • Autor: Campos, Ana Paula
  • Orientador: Mazzilli, Clice de Toledo Sanjar
  • Assuntos: Livro Infantil; Divulgação Científica; Educação Em Museus; Educação Não Formal; Educomunicação; Informação; Livro Paradidático; Livro Informativo; Livro Ilustrado; Design Gráfico; Design; Projeto Editorial; Processos Participativos; Processos De Design; Cocriação; Codesign; Processos Colaborativos; Criança; Non-Formal Education; Museum Education; Paradidactic Book; Picturebook; Participatory Processes; Child; Information Book; Children'S Book; Co-Creation; Co-Design; Collaborative Processes; Design Process; Editorial Design; Educommunication; Graphic Design; Information; Science Divulgation
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A pesquisa de caráter qualitativo teve como objetivo levantar e discutir maneiras pelas quais o campo do design pode contribuir para a divulgação científica para o público infantil. A partir de um levantamento de casos de comunicação da ciência para crianças no Brasil e exterior, de naturezas e mídias diversas, foram identificados os processos de design empregados e determinados os eixos investigativos da pesquisa: processos colaborativos, processos participativos, ludicidade e design da informação. Para evidenciar e discutir as questões relativas aos quatro eixos, foi realizado um estudo de caso sobre o livro informativo para crianças Lá fora - Guia para descobrir a natureza (textos de Maria Ana Peixe Dias e Inês Teixeira do Rosário, ilustrações de Bernardo P. Carvalho, editora Planeta Tangerina, Portugal, 2014). O estudo de caso baseou-se em revisão bibliográfica relativa a: processos colaborativos, processos participativos, processos voltados ao lúdico, design da informação, livros ilustrados e livros informativos para crianças. As análises sugerem que as contribuições do campo para a divulgação científica para crianças potencializam-se quanto mais abrangente for o escopo de participação do design e quanto mais inicial for o estágio de projetação em que é introduzido. Além disso, de cada eixo investigativo sobressaem contribuições específicas ligadas às forma de participação do design no processo de produção da divulgação, a saber: o rigor informativo, investigativo e crítico, e a criatividade na abordagem dos temas da ciência (processos colaborativos); a defesa da autonomia, do protagonismo e do respeito às necessidades cognitivas e emocionais da criança (processos participativos); a aproximação poética, aberta, imaginativa e complexa dos assuntos tratados (processos voltados à ludicidade); e o cuidado com a usabilidade dos objetos, a legibilidade e a visualização da informação (design da informação).
  • DOI: 10.11606/D.16.2016.tde-02092016-152309
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2016-05-06
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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