A escrita e o desenho na promoção de aprendizagens em um Clube de Ciências
ABCD PBi
A escrita e o desenho na promoção de aprendizagens em um Clube de Ciências
Autor:
Rodrigues, Breno Dias
;
Malheiro, João Manoel da Silva
Assuntos:
Aprendizagem sequencial
;
Clube de ciências
;
Desenho
;
EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH
;
Ensino fundamental
;
Escrita
É parte de:
Ciência & Educação, 2023-06, Vol.29
Descrição:
Resumo Este estudo busca identificar as aprendizagens conceituais, procedimentais e atitudinais de crianças de 5º e 6º anos do ensino fundamental I e II, a partir de seus registros gráficos (escritos e desenhos) durante a etapa Escrevendo e Desenhando, de uma Sequência de Ensino Investigativa realizada em um Clube de Ciências amazônico sobre o problema: qual a melhor água para consumir?, cujo experimento investigativo foi a montagem de um microscópio caseiro. A investigação tem abordagem qualitativa, do tipo documental, sendo 16 registros gráficos tratados pela Análise de Conteúdo, que culminou à emergência das categorias: (a) Práticas de higiene; (b) Descritividade manipulativa; e (c) Fidelidade investigativa. São explorados quatro registros representativos às categorias, nos quais tecemos algumas considerações. As inferências articularam-se à luz teórica sobre os três aspectos do conteúdo e manifestações de aprendizagens expressas nos elementos registrados. O processo identificou indicativos de aprendizagens em ações manipulativas e atitudinais articuladas a conceitos científicos.
Editor:
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru
Idioma:
Português;Inglês