skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Desenvolvimento do self e processos de hiperindividualização: interrogações à Psicologia Dialógica

Oliveira, Maria Cláudia S. Lopes de

Psicologia USP, 2016-08, Vol.27 (2), p.201-211 [Periódico revisado por pares]

Sao Paulo: Universidade de São Paulo - Instituto de Psicologia

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Desenvolvimento do self e processos de hiperindividualização: interrogações à Psicologia Dialógica
  • Autor: Oliveira, Maria Cláudia S. Lopes de
  • Assuntos: Culture ; desarrollo humano ; enfoque dialógico ; hiperindividualización ; proceso de estabilización ; PSYCHOLOGY, MULTIDISCIPLINARY ; teoría de los campos afectivos
  • É parte de: Psicologia USP, 2016-08, Vol.27 (2), p.201-211
  • Descrição: Em psicologia, à perspectiva dialógica estão associadas teorias do self, em especial a Teoria do Self Dialógico (TSD). Embora avanços consistentes venham sendo alcançados no que se refere à compreensão da organização dinâmica da estrutura do self no tempo microgenético, a teoria carece de estudos que se aprofundem na compreensão do desenvolvimento do self, tomando-se por base os distintos níveis temporais e suas relações. Este estudo propõe explorar essa lacuna, tomando por ponto de partida a tríade epistemológica da abordagem dialógica, a saber, suas bases semiótico-culturais, fenomenológicas e construcionistas. Em seguida, apresentará um estudo de caso em que serão analisadas as transições de desenvolvimento de um adolescente, considerando-se os complexos semióticos de gênero, raça e religião e seu papel nas transformações vividas em termos da organização temporal do self.
  • Editor: Sao Paulo: Universidade de São Paulo - Instituto de Psicologia
  • Idioma: Português;Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.