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Habilidades pragmáticas em uma criança deficiente auditiva a construção da linguagem em contextos significativos

M. S. C. Justo Maria Cecília Bevilacqua; Encontro Internacional de Audiologia (19. 2004 Bauru, SP)

Anais Bauru : Academia Brasileira de Audiologia, 2004

Bauru Academia Brasileira de Audiologia 2004

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  • Título:
    Habilidades pragmáticas em uma criança deficiente auditiva a construção da linguagem em contextos significativos
  • Autor: M. S. C. Justo
  • Maria Cecília Bevilacqua; Encontro Internacional de Audiologia (19. 2004 Bauru, SP)
  • Assuntos: DEFICIENTE AUDITIVO; COMUNICAÇÃO
  • É parte de: Anais Bauru : Academia Brasileira de Audiologia, 2004
  • Notas Locais: Publicado em CD-ROM
  • Descrição: Introdução - A linguagem é uma atividade que constitui o mundo, que, por sua vez também a constitui. É nessa relação que, como todos nós, a criança deficiente auditiva encontra-se inserida. Nessa perspectiva, o objetivo do presente estudo é descrever e discutir os aspectos funcionais da linguagem, isto é, as habilidades pragmáticas que uma criança deficiente auditiva demonstra possuir em diferentes contextos. As teorias pragmáticas são definidas nesta dissertação como os estudos que abordam o contexto situacional específico, permitindo que o fonoaudiólogo trabalhe com o valor social da linguagem, ou seja, com as suas funções comunicativas. Para isso, são considerados também os aspectos não-verbais, sociais e ambientais. Metodologia - O método aqui escolhido foi o estudo de caso. Trata-se de uma criança deficiente auditiva, do sexo feminino, de 9 anos e 6 meses, observada em três contextos diferentes, interagindo com interlocutores conhecidos - a fonoaudióloga, a professora de escola regular e os pais. As situações foram gravadas em vídeo e alguns recortes foram transcritos para a análise. Investigou-se então quais as habilidades pragmáticas apresentadas pela criança em foco e como se apresentaram nos diferentes contextos. Resultados: Os resultados obtidos neste trabalho apontaram que a criação de um contexto amplo e detalhado, incentiva comportamentos espontâneos e naturais, possibilitando o enriquecimento da comunicação oral. Mais importante do
    que a forma gramatical da linguagem que a criança ouve é o fato de que ela está relacionada a elementos observáveis no ambiente. Conclusão - Foi possível concluir que observar a criança em uma variedade de situações é um fator essencial no processo de avaliação, de diagnóstico e de intervenção fonoaudiológica. Tendo em vista que o objetivo desta é reduzir a severidade das conseqüências da deficiência, deve-se criar e/ou capitalizar, em situações e experiências, ) possibilidades de a criança deficiente auditiva descobrir regularidades na linguagem oral e, assim, desenvolvê-la da melhor forma.
  • Editor: Bauru Academia Brasileira de Audiologia
  • Data de criação/publicação: 2004
  • Formato: 1 v (CD ROM), AT 08.
  • Idioma: Português

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