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Uma alternativa à teoria da informação a “teoria da captação” e sua demonstração a partir da publicidade

Renato Lacastagneratte de Figueiredo Leandro Leonardo Batista; Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda (3. 2012 São Paulo) - III Pró-Pesq

Trindade, Eneus; Perez, Clotilde, Orgs Deve haver mais pesquisa na publicidade porque é assim que se conquista a real beleza São Paulo: Schoba, 2013

São Paulo Schoba 2013

Acesso online

  • Título:
    Uma alternativa à teoria da informação a “teoria da captação” e sua demonstração a partir da publicidade
  • Autor: Renato Lacastagneratte de Figueiredo
  • Leandro Leonardo Batista; Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda (3. 2012 São Paulo) - III Pró-Pesq
  • Assuntos: TEORIA DA COMUNICAÇÃO; RECEPÇÃO; PROPAGANDA; LINGUAGEM PUBLICITÁRIA
  • É parte de: Trindade, Eneus; Perez, Clotilde, Orgs Deve haver mais pesquisa na publicidade porque é assim que se conquista a real beleza São Paulo: Schoba, 2013
  • Notas: Disponível em: http://www2.eca.usp.br/propesq/downloads/ebook_III_Propesq_pp.pdf. Acesso em: 25 ago. 2020
  • Descrição: O empenho da Teoria da Captação é o de propor uma alternativa ao antigo modelo “matemático-informacional” da Comunicação. Embora tenha recebido críticas, parte do legado paradigmático deste modelo ainda sobrevive e pode ser notado, por exemplo, no emprego dos termos “receptor” e “emissor”. A Teoria da Captação propõe a adoção do termo “Captador” para indicar o antigo pólo do “receptor”, e a supremacia da mensagem como segundo “eixo” deste processo (não mais o emissor). Inverte-se, portanto, a direção tradicional entre os pólos: de “emissor-receptor”, para “captador-mensagem”. Ao final, demonstra-se a atuação possível da teoria no Discurso Publicitário. Esta demonstração se baseia na existência teórica de superfícies significativas verificáveis apenas no momento de “captação” da mensagem
  • Editor: São Paulo Schoba
  • Data de criação/publicação: 2013
  • Formato: p. 524-534.
  • Idioma: Português

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