skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Ensino-aprendizagem de projetos de estruturas para arquitetura com tecnologias educacionais

Mattana, Leticia ; Souza, João Carlos

Pesquisa em arquitetura e construção : PARC, 2022-03, Vol.13, p.e022011 [Periódico revisado por pares]

Universidade Estadual de Campinas

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Ensino-aprendizagem de projetos de estruturas para arquitetura com tecnologias educacionais
  • Autor: Mattana, Leticia ; Souza, João Carlos
  • Assuntos: Aprendizagem ; Arquitetura ; Ensino ; Estruturas
  • É parte de: Pesquisa em arquitetura e construção : PARC, 2022-03, Vol.13, p.e022011
  • Descrição: Entender o comportamento das estruturas faz parte das atribuições legais dos arquitetos. Essa compreensão é fundamental para que os profissionais possam desempenhar suas funções com liberdade, criatividade e segurança, garantindo a estabilidade da forma concebida. Entretanto, existem vários problemas no ensino de estruturas em escolas de arquitetura e urbanismo, como as aulas meramente expositivas e programas de ensino distantes da prática profissional. Esse trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma Revisão de Literatura que identifica tecnologias educacionais adotadas no processo de ensino-aprendizagem de estruturas para estudantes de arquitetura. O trabalho foi conduzido a partir da metodologia SSF (SysthematicSearchFlow) e a pesquisa ocorreu em 11 bases de dados científicas. A organização bibliográfica dos documentos foi realizada no software Zotero. Após os procedimentos de buscas, foram selecionados 22 estudos correlatos que pautavam com os objetivos e temas estabelecidos nos critérios de seleção. Os resultados foram analisados e sistematizados por títulos, autores, data da publicação, nacionalidade das instituições, pesquisadores, locais de publicação, objetivos, métodos, palavras-chave, citações e contribuições ao ensino de estruturas para arquitetura. Os estudos selecionados apresentam diferentes recursos aplicados ao ensino de estruturas para arquitetura, adotados em variadas experiências brasileiras e internacionais. A maioria destes recursos está relacionada à implementação de novas tecnologias digitais em sala de aula, como uso de BIM, modelagem paramétrica, realidade virtual e a inserção de processos colaborativos para integração com o projeto de arquitetura. A contribuição deste trabalho consiste em apresentar recursos adotados no processo de ensino-aprendizagem de estruturas para estudantes de arquitetura.
  • Editor: Universidade Estadual de Campinas
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.