skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Ideias-força evidenciadas no discurso organizacional sobre sustentabilidade; Strength-ideas evidenced in the organizational discourse on sustainability; Ideas-fuerza evidenciadas en el discurso organizacional sobre sustentabilidad

Henriques, Márcio Simeone; Sant'Ana, Lidiane Ferreira

Organicom; v. 10 n. 18 (2013): Comunicação e Sustentabilidade; 71-82

Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes 2013-06-20

Acesso online

  • Título:
    Ideias-força evidenciadas no discurso organizacional sobre sustentabilidade; Strength-ideas evidenced in the organizational discourse on sustainability; Ideas-fuerza evidenciadas en el discurso organizacional sobre sustentabilidad
  • Autor: Henriques, Márcio Simeone; Sant'Ana, Lidiane Ferreira
  • Assuntos: Sustentabilidad. Organizaciones. Discurso; Sustainability. Organizations. Discourse; Sustentabilidade. Organizações. Discurso
  • É parte de: Organicom; v. 10 n. 18 (2013): Comunicação e Sustentabilidade; 71-82
  • Descrição: Sob a ótica da comunicação organizacional, este artigo aborda as estratégias discursivas que as empresas utilizam para conciliar seus negócios e interesses econômicos com as pressões legais e sociais por responsabilidade ambiental. Para entender o lugar de fala que elas assumem, é analisado empiricamente o discurso organizacional sobre a sustentabilidade de três grandes empresas que atuam no Brasil, por meio de três ideias-força: responsabilidade pelo impacto ambiental gerado pela empresa; adoção de práticas mitigadoras de danos ambientais; e estímulo à adoção de atitudes sustentáveis por parte dos demais atores sociais. 
    From the perspective of organizational communication, this article focuses on the discursive strategies that companies use to reconcile their business and economic interests with the legal and social pressures for environmental responsibility. To understand the place of speech that they assume, an empirical study is conducted in order to examine the organizational discourse on the sustainability of three large companies that operate in Brazil, by means of three strength-ideas: responsibility for environmental impact generated by the company, adoption of practices for mitigating environmental damage and the incentive for adopting sustainable attitudes by other social actors.
    Desde el punto de vista de la comunicación organizacional, este artículo aborda las estrategias discursivas que las empresas utilizan para conciliar sus intereses económicos y de negocios con las presiones legales y sociales por responsabilidad ambiental. Para comprender el lugar desde donde hablan, se examina empíricamente el discurso organizacional sobre la sustentabilidad de tres grandes empresas que actúan en el Brasil, por medio de tres ideas-fuerza: responsabilidad del impacto ambiental generado por la empresa; adopción de prácticas mitigadoras de daños al medio ambiente; y el incentivo para adoptar actitudes sustentables por parte de los demás actores sociales.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139170/134512
  • Editor: Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2013-06-20
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.