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A cor inesperada: uma reflexão sobre os usos criativos da cor

Barros, Lilian Ried Miller

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2012-05-21

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A cor inesperada: uma reflexão sobre os usos criativos da cor
  • Autor: Barros, Lilian Ried Miller
  • Orientador: Dworecki, Silvio Melcer
  • Assuntos: Ensino; Percepção Visual; Design; Semiótica Discursiva; Cor; Semissimbolismo; Cinema; Simbolismo Cromático; Neurociência; Semi-Symbolism; Neuroscience; Chromatic Symbolism; Education; Discursive Semiotics; Color; Visual Perception
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este trabalho se resume ao estudo dos usos criativos da cor presentes nos discursos visuais contemporâneos, à luz da neurobiologia visual e da semiótica discursiva proposta por A. J. Greimas e seus colaboradores, com o propósito de compreender a diversidade das suas articulações expressivas e significações. Os discursos visuais e sincréticos selecionados nesta pesquisa como corpus de investigação das ocorrências dos usos criativos da cor correspondem a produções cinematográficas, animações, campanhas publicitárias e objetos de design, produzidos entre 1980 e 2012. Sem perder de vista o estado da arte dos sistemas cromáticos e das tecnologias química e digital, esta tese objetiva ampliar as conexões usualmente associadas aos efeitos sensíveis das composições cromáticas, integrando outros campos de investigação aos costumeiros estudos simbólicos e psicológicos da cor - a neurobiologia dos sistemas visuais e a semiótica plástica -, que complexificam a experiência estética, possibilitando uma análise qualitativa que colabora com os processos criativos. Sendo nossa hipótese a de que a restrição às teorias do simbolismo cromático leva designers, artistas, publicitários e todos aqueles que utilizam a cor em seus ofícios a possibilidades limitadas e muito previsíveis do uso das cores. A conclusão das análises comparativas, mostrando a diversidade de significados assumidos pela cor no corpus estudado, nos leva a confirmar que os usos criativos da cor vão além das associações simbólicas, e se articulam semissimbolicamente às tramas dos discursos, construindo significações particulares e inesperadas que cooperam com as mensagens e seus efeitos comunicativos. O presente trabalho se propõe a refletir sobre o papel da cor na construção do mundo visível contemporâneo, buscando diversificar e ampliar a discussão sobre os seus significados e as redes de relações que os mesmos estabelecem com os contextos visuais e discursivos, constituindo-se como uma alternativa para considerar os efeitos de sentido da cor e indicando caminhos para a sua exploração ampla e não dogmática, útil aos processos criativos.
  • DOI: 10.11606/T.16.2012.tde-24072012-150937
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2012-05-21
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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