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Condicionantes estruturais dos relacionamentos intraorganizacionais: uma análise da influência sobre relações de comunicação e decisão

Santos, Luis Gabriel Abravanel dos ; Rossoni, Luciano ; Machado-da-Silva, Clóvis Luiz

RAM. Revista de Administração Mackenzie, 2011-02, Vol.12 (1), p.139-168 [Periódico revisado por pares]

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie

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  • Título:
    Condicionantes estruturais dos relacionamentos intraorganizacionais: uma análise da influência sobre relações de comunicação e decisão
  • Autor: Santos, Luis Gabriel Abravanel dos ; Rossoni, Luciano ; Machado-da-Silva, Clóvis Luiz
  • Assuntos: MANAGEMENT
  • É parte de: RAM. Revista de Administração Mackenzie, 2011-02, Vol.12 (1), p.139-168
  • Descrição: O presente trabalho tem como objetivo analisar as relações intraorganizacionais de comunicação e de tomada de decisão estabelecidas entre gerentes de uma organização industrial. Partindo de aspectos conceituais delineados na teoria das organizações e em teorias sobre redes sociais, buscamos, em primeiro lugar, avaliar como a estrutura formal condiciona as relações de comunicação e de tomada de decisão. Depois, avaliamos como a estrutura departamental define os padrões de homofilia e heterofilia. Por fim, avaliamos como os aspectos formais do cargo, as características pessoais e a posição na rede estão associados com o prestígio dos gerentes. Nos resultados, destacamos que, entre as relações formais, aquela que apresenta maior condicionamento sobre as relações naturais é a relação hierárquica, e ela condiciona muito mais as escolhas instrumentais (tomada de decisão) que as escolhas sociais (comunicação). Observamos também que o departamento de produção apresenta tendência de segregação ou homofilia, enquanto os demais departamentos apresentam tendência de diferenciação ou heterofilia. Por fim, buscando compreender os antecedentes do prestígio dos gerentes, identificamos que, entre as variáveis de redes, aquelas que apontam para a formação de capital social por meio dos laços fracos mostraram-se mais fortemente relacionadas com prestígio na tomada de decisão do que aquelas que indicam capital social por meio dos laços fortes.
  • Editor: Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Idioma: Português

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