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ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA-VISUAL: UM DIREITO HUMANO NA ESCOLA

BRUM, ALISSOM ROBERTO ; SCHMIDT, SARAÍ PATRÍCIA ; SANTOS, VITÓRIA BRITO

Educação em revista, 2023-07, Vol.39 [Periódico revisado por pares]

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

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  • Título:
    ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA-VISUAL: UM DIREITO HUMANO NA ESCOLA
  • Autor: BRUM, ALISSOM ROBERTO ; SCHMIDT, SARAÍ PATRÍCIA ; SANTOS, VITÓRIA BRITO
  • Assuntos: direitos humanos ; EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH ; educação ; fotografia ; mídia
  • É parte de: Educação em revista, 2023-07, Vol.39
  • Descrição: RESUMO: O estudo versa sobre a relação entre a cultura da mídia e o território escolar, colocando em debate as compreensões e aptidões que os/as docentes possuem em relação às didáticas voltadas para a Alfabetização Midiática-Visual dentro de seus contextos escolares de atuação. Em termos metodológicos, trata-se de uma abordagem quanti-qualitativa, que tem como estratégia central a pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986). Para isso, articula-se teórico-metodologicamente através de alguns conceitos, tais como: Direitos Humanos (MARTIN-BARBERO, 2011), Alfabetismo Visual (KELLNER, 1995) e Educação Midiática (BACCEGA, 2001). Noções essas que nortearam a pesquisa empírica desenvolvida com um grupo de docentes da rede municipal de uma cidade no Rio Grande do Sul/Brasil. O trabalho é oriundo de um processo investigativo de sondagem introdutória, que seguiu com uma abordagem focal. Entre os resultados da pesquisa-ação, verificou-se nos/as professores/as uma ausência de amparo no que se refere ao trabalho com mecanismos e sistemas de imagens midiáticas, ocasionando inseguranças. Contudo, na intervenção realizada junto a um número reduzido de pedagogos/as, foi possível ressignificar alguns desses temores, apresentando outras perspectivas e proporcionando reflexões. Houve, ainda, a construção conjunta de saberes, viabilizando outros olhares quanto ao consumo crítico das manifestações midiáticas e à importância do uso consciente das tecnologias. Destaca-se particularmente a criação do Guia da Alfabetização Midiática-Visual, documento pautado no estudo e no uso da linguagem fotográfica na escola, o qual acredita-se, assim como esta pesquisa, que oportunize novas formas de se pensar e planejar os processos de ensino-aprendizagem.
  • Editor: Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Idioma: Português;Inglês

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