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PROJETARCOM: UMA REFLEXÃO CRÍTICA FUNDAMENTADA NA TEORIA ATOR-REDE

Fernandes de Britto, Tanara ; Rheingantz, Paulo Afonso ; Borda Almeida da Silva, Adriane

Revista Projetar, 2022-05, Vol.7 (2), p.87-97 [Periódico revisado por pares]

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

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Citações Citado por
  • Título:
    PROJETARCOM: UMA REFLEXÃO CRÍTICA FUNDAMENTADA NA TEORIA ATOR-REDE
  • Autor: Fernandes de Britto, Tanara ; Rheingantz, Paulo Afonso ; Borda Almeida da Silva, Adriane
  • Assuntos: arquitetura; processo de projeto; projetarcom; teoria ator-rede; ciência-tecnologia-sociedade
  • É parte de: Revista Projetar, 2022-05, Vol.7 (2), p.87-97
  • Descrição: As múltiplas realidades em constante transformação do mundo contemporâneo complexificam o processo de projeto em arquitetura-urbanismo. Em consonância com os fundamentos dos estudos Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e da Teoria Ator-Rede (TAR), este artigo apresenta uma visão alternativa da ação projetual a partir do entendimento do projeto de arquitetura como um artefato sociotécnico que performa uma construção coletiva cujas redes híbridas articulam e associam atores humanos e não-humanos. O artigo explora tentativas de definição do termo projeto e da ação projetual e reúne proposições sobre os tipos de problemas de projeto e sobre a integração dos saberes por meio de questões disciplinares, com o objetivo fazer um movimento em direção ao projetarCOM a partir da proposição de reflexões sobre os cinco pressupostos que o delineam. Tomadas à luz da TAR, questões de autoria são abordadas a partir do reconhecimento de que a origem da ação é reduzida e distribuída, e que a capacidade de agência de tudo e todos implica num afastamento de reivindicações de autoria exclusiva.  Nesse sentido, buscamos colaborar para o entendimento de que as tentativas de simplificação do processo projetual ao rigor de uma atividade técnica se afastam da indeterminação e perversidade inerentes de seus problemas, bem como da complexidade e não-linearidade das redes que o sustentam.
  • Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Idioma: Inglês;Português

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