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De onde vem essa música? um mapeamento de programações da OSUSP entre 1976-2019

João Batista de Brito Fábio Cury; Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (33. 2023 São João Del Rey)

Anais São João Del Rey, 2023

São João Del Rei 2023

Acesso online

  • Título:
    De onde vem essa música? um mapeamento de programações da OSUSP entre 1976-2019
  • Autor: João Batista de Brito
  • Fábio Cury; Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (33. 2023 São João Del Rey)
  • Assuntos: Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo; ORQUESTRAS -- BRASIL -- SÃO PAULO (SP); ORQUESTRAS SINFÔNICAS -- BRASIL -- SÃO PAULO (SP); Programação; Mapeamento Quantitativo
  • É parte de: Anais São João Del Rey, 2023
  • Notas: Disponível em: https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2023/papers/1610/public/1610-7780-1-PB.pdf. Acesso em: 11 jan. 2024
  • Descrição: Este trabalho apresenta um mapeamento quantitativo das programações de 43 anos da OSUSP, uma orquestra universitária profissional, sediada na USP, com 47 anos de atividade ininterrupta. A pesquisa quantitativa aqui apresentada é uma parcela de um levantamento quantitativo inédito chamado “OSUSP em números” e conta, nesta comunicação, com dados acerca da nacionalidade dos compositores e compositoras que tiveram obras executadas pela orquestra. A metodologia empregada para o mapeamento de dados deriva de levantamentos semelhantes em orquestras como o de O’Bannon (2016) ou Weber (2011). Nesta comunicação, discutimos as limitações que esta metodologia de análise panorâmica de programações orquestrais implica. Os dados levantados apontaram uma forte presença de música brasileira no repertório, mas não sobrepondo obras do cânone europeu, como demonstrado nos infográficos criados para esta comunicação. Visando iniciar um debate qualitativo, os dados estão aqui analisados a partir de teorias do cânone (como as de Kerman e Shreffler) demonstrando como há a coexistência de um cânone central europeu com o que se pode chamar de um “cânone paralelo”, sendo este muito determinado também por limitações de arquivo e de recursos financeiros da orquestra
  • Editor: São João Del Rei
  • Data de criação/publicação: 2023
  • Formato: p. 1-14.
  • Idioma: Português

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