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Contabilidade de marcas: contribuição ao reconhecimento e evidenciação de informações sobre as marcas

Leão, Luciano De Castro Garcia

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade 2005-01-27

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Contabilidade de marcas: contribuição ao reconhecimento e evidenciação de informações sobre as marcas
  • Autor: Leão, Luciano De Castro Garcia
  • Orientador: Carvalho, Luiz Nelson Guedes de
  • Assuntos: Balanço Contábil; Contabilidade - Teoria; Marcas; Accounting - Theory; Balance Sheet; Trademarks
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Embora presentes a muito tempo nas negociações e nas trocas, observa-se, no cenário atual, o crescimento do interesse pelo culto às marcas controladas pelas empresas e o que estas representam em termos competitivos. Entende-se que a ciência contábil deve participar ativamente deste cenário, inclusive absorvendo conhecimentos de ciências correlatas, principalmente nas fronteiras da microeconomia e do marketing. Portanto, esta tese busca avanços, ainda que relativos e provisórios, para a contabilidade das marcas, definindo-as em termos da teoria microeconômica, teoria do marketing e teoria contábil. Considerando a tendência irreversível de prestação de informações não baseadas no custo histórico - resposta à incontestável demanda por parte dos usuários atuais de informações a respeito de valores econômicos para o empreendimento, busca-se determinar, do ponto de vista contábil, porque e como retratar adequada e individualizadamente o valor econômico das marcas nas demonstrações contábeis, considerando que a contribuição esperada proporcionada pela marca é separável, em determinadas condições, do valor proporcionado pelos demais intangíveis da entidade. O método do fluxo de caixa descontado com base no preço premium (ou nos royalties) é considerando adequado para atender aos procedimentos requeridos (em termos econômicos, contábeis e mercadológicos), de modo que os benefícios futuros decorrentes do controle exclusivo de uma marca de excelência, liderança ou expressão estejam adequadamente representados e individualizados nas demonstrações contábeis da empresa.
  • DOI: 10.11606/T.12.2005.tde-11022022-122345
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Data de criação/publicação: 2005-01-27
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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