skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Um estudo sobre o ensino de projeto de arquitetura em Curitiba

Vidigal, Emerson José

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2004-10-26

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Um estudo sobre o ensino de projeto de arquitetura em Curitiba
  • Autor: Vidigal, Emerson José
  • Orientador: Yurgel, Marlene
  • Assuntos: Arquitetura; Ensino De Projeto; Pedagogia; Teoria Do Projeto; Architecture; Design Studio; Teaching And Learning
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O presente trabalho discute o Ensino de Projeto de Arquitetura em Curitiba. O conteúdo apresenta uma visão sobre os conceitos de arquitetura, projeto e ensino. Esta pesquisa envolve também teorias e métodos para o ensino e aprendizagem de arquitetura, mostrando alternativas que podem servir de orientação a educadores e instituições de ensino na elaboração dos procedimentos didáticos aplicados à aula de ateliê de projeto. A peculiaridade da arquitetura como campo do conhecimento provoca maneiras distintas de pensar o seu ensino. Além de se ensinar o ‘saber’, ensina-se o ‘saber fazer’. Essa investigação não procura esgotar o assunto e sim colaborar para o seu debate teórico e para a ‘epistemologia da sua prática’.Para chegar ao contexto que envolve o objeto é feita uma breve abordagem histórica do ensino de projeto de arquitetura em Curitiba e de suas escolas. Por fim, a realização de uma pesquisa de campo junto aos educadores fornece subsídios para uma análise das questões atuais com relação a esse tipo de ensino e aprendizagem.
  • DOI: 10.11606/D.16.2004.tde-03052005-165841
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2004-10-26
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.