skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Reabilitação oral em paciente com fissura labiopalatina

M. B. S Oliveira José Fernando Scarelli Lopes; Rafael D'Aquino Tavano; Maria Giulia Rezende Pucciarelli; COB - Congresso Odontológico de Bauru "Prof. Dr. Clóvis Monteiro Bramante" (28. 2015 Bauru)

Anais Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru - USP, 2015

Bauru Faculdade de Odontologia de Bauru - USP 2015

Acesso online

  • Título:
    Reabilitação oral em paciente com fissura labiopalatina
  • Autor: M. B. S Oliveira
  • José Fernando Scarelli Lopes; Rafael D'Aquino Tavano; Maria Giulia Rezende Pucciarelli; COB - Congresso Odontológico de Bauru "Prof. Dr. Clóvis Monteiro Bramante" (28. 2015 Bauru)
  • Assuntos: FISSURA LÁBIOPALATINA; REABILITAÇÃO BUCAL
  • É parte de: Anais Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru - USP, 2015
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Os pacientes com fissura labiopalatina apresentam vários desafios para o sucesso do tratamento odontológico, devido às variações nos tecidos duros e moles. Existem diversas possibilidades para o tratamento reabilitador protético, porém a impossibilidade em alguns casos de enxertos ósseos maxilares e tratamentos ortodônticos complexos acabam muitas vezes impossibilitando a instalação de implantes dentários, restando, portanto a reabilitação oral com prótese fixa ou prótese parcial removível. Nesse contexto, para realizar o planejamento de uma reabilitação oral, a montagem dos modelos em articulador semi-ajustável, verificação dos padrões oclusais e dimensão vertical de oclusão (DVO) é um dos primeiros itens a serem analisados. Alterações na DVO também geram alterações no espaço funcional livre (EFL), e podem causar lesões como: queilite angular, desarmonia estética facial. O objetivo deste relato de caso é mostrar a possibilidade de reabilitação oral utilizando prótese fixa e prótese parcial removível com attachment, restabelecendo função e estética em paciente com fissura labiopalatina. Caso clínico: Paciente do sexo feminino, 37 anos, com fissura transforame bilateral, com ausência dos 18, 16, 12, 11, 21, 22, 23 e 28, foi planejado a reabilitação oral com prótese fixa do tipo coroas fresadas nos dentes presentes e onlay no 27, juntamente com uma prótese parcial removível com attachment de semiprecisão, com restabelecimento de dimensão vertical de oclusão, que será restabelecida através de coroas provisórias prensadas.Para a realização do caso, foram realizadas várias consultas no HRAC/USP, no setor de prótese dentária, e a paciente saiu satisfeita com o tratamento
  • Editor: Bauru Faculdade de Odontologia de Bauru - USP
  • Data de criação/publicação: 2015
  • Formato: p. 511.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.