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A modernidade oficial: a arquitetura das escolas públicas do Distrito Federal (1928-1940)

Oliveira, Beatriz Santos De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 1991-08-19

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A modernidade oficial: a arquitetura das escolas públicas do Distrito Federal (1928-1940)
  • Autor: Oliveira, Beatriz Santos De
  • Orientador: Corona, Eduardo
  • Assuntos: Escolas; História Da Arquitetura; Not Available
  • Notas: Dissertação (Mestrado) -- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
    Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este estudo pretende investigar o que foi a modernidade brasileira durante seu período inicial, a partir da arquitetura das escolas públicas construídas na capital do país durante o período de 1928-1940. A arquitetura das escolas, pensada dentro de uma historicidade concreta, foi discutida como paradigma de um projeto de modernização da sociedade e da própria arquitetura. Os conteúdos globais e culturais implícitos no desenvolvimento de uma tipologia funcional - o prédio escolar - permitiram pensar não só o próprio processo de desenho e as implicações da atividade projetual, como também, responder objetivamente sobre a criação de um espaço moderno em arquitetura, condizente com o discurso oficial que se dizia moderno e revolucionário. De uma maneira mais abrangente, o estudo reflete sobre o grau de influência das determinações sociais globais sobre a forma, enquanto expressão plástica e organização espacial.
  • DOI: 10.11606/D.16.1991.tde-05122022-135820
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 1991-08-19
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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