skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

ENTREVISTA COM LUCIANA C. DE OLIVEIRA E CAMILA HÖFLING: EDUCAÇÃO BILÍNGUE NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES BILINGUAL EDUCATION IN BRAZIL: REFLECTIONS UPON TEACHER EDUCATION

Lucas, Patricia de Oliveira ; Höfling, Camila ; de Oliveira, Luciana C

Ilha do Desterro, 2023-12, Vol.76 (3), p.379-390 [Periódico revisado por pares]

Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC Centro de Comunicação e Expressão

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    ENTREVISTA COM LUCIANA C. DE OLIVEIRA E CAMILA HÖFLING: EDUCAÇÃO BILÍNGUE NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES BILINGUAL EDUCATION IN BRAZIL: REFLECTIONS UPON TEACHER EDUCATION
  • Autor: Lucas, Patricia de Oliveira ; Höfling, Camila ; de Oliveira, Luciana C
  • Assuntos: Bilingual education ; Bilingualism ; Content and language integrated learning ; Education policy ; LANGUAGE & LINGUISTICS ; LITERATURE, AMERICAN ; LITERATURE, BRITISH ISLES ; Multilingualism ; Teacher education
  • É parte de: Ilha do Desterro, 2023-12, Vol.76 (3), p.379-390
  • Descrição: Em 2021, Luciana C. de Oliveira e Camila Höfling publicaram o capítulo Bilingual Education in Brazil pela Springer, no livro Policy Development in TESOL and Multilingualism Past, Present and the Way Forward, organizado pelos professores Kashif Raza, Christine Coombe e Dudley Reynolds. Camila Höfling para proferir uma fala para os alunos que estavam inscritos na disciplina e participando das aulas (em formato remoto), tendo a leitura do texto Bilingual Education in Brazil sido solicitada por mim. Nos anos de 2021 e 2022, Camila Höfling fez estágio de pós-doutorado na Universidade Federal de Uberlândia e na Virginia Commonwealth University (VCU), nos Estados Unidos, desenvolvendo pesquisas voltadas para as políticas lingüísticas, planejamento lingüístico e a internacionalizaçào da educaçào superior. Outros temas de estado que interessam à pesquisadora sào EMI (English as a Medium of Intruction) e CEIL (Content and Language Integrated Learning). No Parecer CNE/CEB Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educaçào Bilingue (BRASIL, 2020), no que diz respeito à carga horária de instruçâo feita na lingua adicional que deve ser seguida pelas escolas para se denominarem bilingües, tém-se as seguintes porcentagens (BRASIL, 2020, p. 25): * Na Educaçào Infantil e também no Ensino Fundamental: tempo de instruçâo na lingua adicional em no mínimo 30% e em no máximo 50% das atividades curriculares; * No Ensino Médio: tempo de instruçâo na lingua adicional em no mínimo 20% das atividades curriculares, sem limite máximo de tempo de instruçâo. Patricia: Já li algumas vezes o capítulo Bilingual Education in Brazil que voeês publicaram e tem algo já no começo da discussào de voeês que é como uma "alfinetada de leve" em nossas políticas lingüísticas e que aponta que o Brasil nào tem, até o presente momento, uma política educacional aprovada para programas bilingues (português-inglês) e tal fato denota um problema no que tange o discurso que permeia a educaçào bilingue no país hoje.
  • Editor: Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC Centro de Comunicação e Expressão
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.