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A coleção de História Natural do Colégio Dante Alighieri: uma trajetória museológica

Ana Paula Fioretti Maria Isabel Pinto Ferreira Landim

2022

Localização: MAE - Museu Arqueologia e Etnologia    (TESE-MAE )(Acessar)

  • Título:
    A coleção de História Natural do Colégio Dante Alighieri: uma trajetória museológica
  • Autor: Ana Paula Fioretti
  • Maria Isabel Pinto Ferreira Landim
  • Assuntos: ACERVO MUSEOLÓGICO -- HISTÓRIA -- SÃO PAULO; CURADORIA MUSEOLÓGICA; MUSEUS DE CIÊNCIAS NATURAIS; EDUCAÇÃO EM MUSEUS
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia
  • Descrição: O estudo de coleções escolares é extremamente importante para a museologia, pois permite compreender seu papel educativo, assim como as práticas museológicas aplicadas a esses acervos em contexto histórico. Portanto, este trabalho teve como objetivo compreender e narrar a trajetória da coleção de História Natural do colégio Dante Alighieri a partir de registros documentais buscando compreender seu tratamento museológico, incluindo a dimensão espacial e os papéis da coleção sob as diferentes visões de seus curadores ao longo do tempo. A metodologia contemplou análise documental, por meio de relatórios, fotografias e entrevistas. Os resultados possibilitaram constatar que, em sua origem, em 1913, a coleção se encontrava distribuída nas salas de aula, indicando sua finalidade didática. Na década de 1940, abrigados no Laboratório de História Natural, os exemplares passaram a receber tratamento museológico mais sofisticado. A partir de sua transferência para outro local, dentro da escola, específico para abrigo e exposição, em meados da década de 1990, iniciou-se uma maior profissionalização dos trabalhos curatoriais. Aos poucos, a coleção foi assumindo seu papel na comunicação museológica de uma forma mais abrangente, estabelecendo-se como Museu de História Natural em 2011. A preservação do acervo e sua expansão, assumindo novas funções, reflete a importância atribuída a ele pela instituição escolar e pelos diferentes tratamentos museológicos de seus curadores, ao decorrer de quase um século, resultando na sua apropriação como patrimônio pela comunidade escolar e pela cidade de São Paulo.
  • Data de criação/publicação: 2022
  • Formato: 178 p.
  • Idioma: Português

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