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Diplomacia corporativa: um estudo de caso em um grupo internacional de comunicação digital

Prioste, Daniela Buzzulini

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade 2015-10-07

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Diplomacia corporativa: um estudo de caso em um grupo internacional de comunicação digital
  • Autor: Prioste, Daniela Buzzulini
  • Orientador: Oliva, Fabio Lotti
  • Assuntos: Diplomacia; Diplomacia Corporativa; Diplomacia Empresarial E Internacionalização De Empresas; Corporate Diplomacy; Diplomacy; Internationalization
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O ambiente dos negócios causa influência nas corporações. Entender e se antecipar a eventuais problemas e oportunidades que possam surgir do ambiente complexo no qual elas estão inseridas exige competências de alguns profissionais. Trabalhando em prol da boa reputação, da atração de investimento e da inserção internacional da organização que representam estão os diplomatas corporativos ou diplomatas empresariais. De acordo com esta pesquisa, eles são uma ferramenta que auxilia na estratégia da empresa. O estudo de caso foi realizado no Grupo fullDigi de comunicação digital. Investigando essa instituição, foi possível mapear características da diplomacia corporativa. Conjuntamente, um estudo descritivo e exploratório responde à pergunta que norteia esta dissertação: qual o papel da Diplomacia Corporativa nos negócios internacionais? Por meio da análise ambiental e da teoria dos stakeholders, detectou-se os fatores que devem ser levados em consideração na diplomacia das empresas. O referencial teórico sobre estrutura organizacional ajuda a identificar os níveis hierárquicos desses executivos, bem como suas relações e comunicação com os ambientes interno e externo. Também explicam-se os novos papeis da diplomacia - que vem se redefinindo para acompanhar a complexidade das novas relações entre países, governos e empresas -, além das teorias sobre internacionalização de empresas e advocacy, atividades que necessitam da atuação de tais profissionais. Como método de pesquisa adotou-se a abordagem qualitativa e a coleta de dados baseada em entrevistas com executivos da fullDigi, com especialistas em Diplomacia Corporativa e ainda com membros de associações profissionais e comerciais, além da coleta de dados secundários. A proposição teórica foi utilizada para a análise dos dados coletados. Dentre os principais resultados da pesquisa, foi observado que a oportunidade ou a necessidade de buscar por mercados internacionais, que a atuação em um ambiente muito regulado ou em um setor novo ou em constante mudança e que a preocupação com a imagem, com a reputação da empresa e com os stakeholders, são alguns dos papeis da Diplomacia Corporativa.
  • DOI: 10.11606/D.12.2015.tde-07122015-152059
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Data de criação/publicação: 2015-10-07
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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