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Centralidade da atividade de comunicação e de trabalho: um estudo da comunicação em fábricas recuperadas por experiências autogestionárias

Azevedo, Julio Arantes

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2015-06-19

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Centralidade da atividade de comunicação e de trabalho: um estudo da comunicação em fábricas recuperadas por experiências autogestionárias
  • Autor: Azevedo, Julio Arantes
  • Orientador: Paulino, Roseli Aparecida Figaro
  • Assuntos: Autogestão; Trabalho; Linguagem E Discurso; Fábricas Recuperadas; Comunicação; Language And Discourse; Recovered Factories; Self-Management; Communication; Work
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo investigar as relações de comunicação em ambientes de fábricas recuperadas e/ou ocupadas, geridas pelos trabalhadores sob o modelo da autogestão. Nossas hipóteses se fundamentam na perspectiva de que a comunicação, assim como o trabalho, tem uma dimensão ontológica, ainda que este ocupe a posição de fundante do ser social. Esta dimensão ontológica faz com que a comunicação seja constitutiva tanto das relações de produção, quanto do próprio processo produtivo. Nosso recorte se faz sobre as fábricas autogestionadas, anteriormente organizadas sob a forma de sociedades de capital (empresas capitalistas). O que nos interessa é verificar como se dão as relações de comunicação em uma situação onde as relações de produção já não ocorrem sob o modelo hierarquizado tradicional de empresas capitalistas, bem como de que forma a comunicação funciona no modelo autogestionado. Além disso, partimos também da perspectiva de que o mundo do trabalho é a principal mediação nos processos comunicacionais, o que inclui a maneira pela qual o sujeito se relaciona com as formas da comunicação em geral (meios, mediações etc.), o que vem sendo demonstrado pelos estudos de Fígaro (2001 e 2008). Assim, esperamos contribuir com os resultados já alcançados, realizando nossa pesquisa em fábricas autogestionadas. Optamos por uma perspectiva multidisciplinar apoiada no materialismo histórico. Isso inclui o estudo das condições objetivas de realização da comunicação e nosso recurso aos estudos em economia política; o estudo da dimensão subjetiva e simbólica e nosso aporte à análise do discurso; assim como à filosofia e teoria de Marx e outros autores que seguem o seu pensamento.
  • DOI: 10.11606/T.27.2015.tde-25112015-104143
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2015-06-19
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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