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Rap, funk, pop internacional: percepções dos professores sobre as referências musicais dos alunos

Andrade, Rogerio Pelizzari De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2019-03-14

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Rap, funk, pop internacional: percepções dos professores sobre as referências musicais dos alunos
  • Autor: Andrade, Rogerio Pelizzari De
  • Orientador: Citelli, Adilson Odair
  • Assuntos: Comunicação E Educação; Educação Mediada Pela Música; Percepção Dos Professores; Referência Musical Dos Alunos; Communication And Education; Mediated Education Through Music; Students Musical References; Teachers' Perceptions
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Comunicação
  • Descrição: O presente trabalho trata das referências musicais de alunos da rede pública na cidade de São Paulo. A partir de um levantamento que envolveu 1.482 estudantes de cinco escolas estaduais, buscamos observar se os professores reconhecem estes componentes da cultura jovem, isto é, se sabem o que é, se respeitam e se já utilizaram ou entendem que é possível fazer uso de tais referências no processo de ensino-aprendizagem. O estudo se localiza no campo de convergência entre a Comunicação e a Educação e é pautado pela ideia de que as canções e artistas, como elementos que circulam em dado estrato social, podem ser utilizados na mediação das relações humanas, por meio do posicionamento crítico, que dê condições aos indivíduos de exercer sua autonomia, de construir o conhecimento na negociação de sentidos e na compreensão de que o processo de ensino-aprendizagem se estrutura na reciprocidade. Os instrumentos de pesquisa aplicados aos educandos foram o questionário e a observação direta. As informações obtidas nesta primeira etapa passaram por processo de organização e análise para posterior utilização em grupos de discussão promovidos com os educadores. Também foram realizadas entrevistas individuais e levantamento bibliográfico. Os resultados apontam que a grande maioria dos indivíduos que compõem a amostra mantém relação estreita com a música. O barateamento das tecnologias digitais e a proliferação de smartphones alteraram as formas de interação com os artistas e do consumo das canções, que se tornaram mais individuais, customizadas e móveis. Um dos impactos diretos das transformações é o crescimento da circulação dos conteúdos disponibilizados pelas mídias na escola e, inclusive, na sala de aula. Os professores, por sua vez, revelam um baixo reconhecimento a respeito das práticas de escuta dos estudantes: sabem pouco e demonstram relativo respeito em relação aos hits, aos compositores, grupos, cantores e intérpretes que fazem sucesso nas turmas em que dão aula. Além disso, as experiências de utilização destes produtos culturais como suporte pedagógico são pontuais. Entre os motivos para o fenômeno, está a aceleração social do tempo, que amplia as exigências pelo contínuo lançamento de produtos novos e cada vez mais perecíveis, assim como limita a possibilidade dos docentes de se manterem atualizados, uma vez que eles já têm de lidar com as pressões diárias de sua vida pessoal e profissional.
  • DOI: 10.11606/T.27.2019.tde-17042019-155117
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2019-03-14
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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