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Recomendações tecnológicas de projeto para o desenvolvimento de cadeira de rodas de propulsão manual: uma proposta para ampliar o grau de mobilidade dos cadeirantes a partir do design

Carriel, Ivan Ricardo Rodrigues

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2014-05-13

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Recomendações tecnológicas de projeto para o desenvolvimento de cadeira de rodas de propulsão manual: uma proposta para ampliar o grau de mobilidade dos cadeirantes a partir do design
  • Autor: Carriel, Ivan Ricardo Rodrigues
  • Orientador: Ventura, Alessandro
  • Assuntos: Cadeira De Rodas; Design De Produto; Usabilidade; Product Design; Usability; Wheelchair
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Em essência, esta tese traz um compêndio técnico para auxiliar no projeto de cadeira de rodas de propulsão manual, visando à ampliação eficiente da ergonomia e da mobilidade dos usuários. Essas recomendações foram elaboradas a partir de uma ampla revisão da literatura e da aplicação de um teste de usabilidade com um referencial tecnológico de cadeira de rodas. Os conceitos teóricos que fundamentam esta tese abrangem o contexto histórico e técnico da deficiência, as premissas éticas para o design de produto, as recomendações de projeto já consolidadas pela literatura científica, os aspectos da facilidade de uso no âmbito do design centrado no usuário, o desenvolvimento motor da pessoa com deficiência, a biomecânica da propulsão manual e as respectivas formas de manejo desse equipamento. A sistemática metodológica da pesquisa foi fundamentada em três abordagens. Na primeira selecionamos um referencial tecnológico a partir de uma amostra de 101 modelos de cadeiras de rodas disponíveis no mercado brasileiro. Depois de escolhido o produto, aplicamos um teste de usabilidade, levando em consideração a norma ISO 20282-2:2006(E), que possibilitou verificar o grau de satisfação e comprovar que as cadeiras de rodas, são ineficientes para atender às necessidades ergonômicas e de mobilidade dos usuários. Participaram dessa pesquisa 43 sujeitos de ambos os gêneros, com idade média entre 31 e 37 anos. E, finalmente, com o uso do software Kinovea analisaram-se os diferentes padrões do movimento da propulsão manual. Nesta última abordagem, estabeleceram-se parâmetros cinemáticos, temporais, antropométricos e posturais, que serviram para enriquecer e consolidar novas recomendações de projeto. Essas recomendações abrangem os cinco sistemas que compõem uma cadeira de rodas: (a) sistema de propulsão, (b) deslocamento, (c) apoio para o corpo, (d) estrutural e (e) morfológico. Por fim, foram traçadas reflexões metodológicas de projeto, uma prospecção do futuro das cadeiras de rodas no Brasil e algumas sugestões de pesquisas no campo do design para a saúde, as quais surgiram durante o desenvolvimento dessa investigação.
  • DOI: 10.11606/T.16.2014.tde-17102014-095909
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2014-05-13
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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