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ESCOLAS PADRÃO ART DÉCO NO RIO GRANDE DO SUL: RELAÇÃO ENTRE ARQUITETURA, EDUCAÇÃO E POLÍTICA

Kremer Cabral, Lisiê ; Carlucio Cordeiro, José Henrique

Arquitecturas del sur, 2022-12, Vol.40 (62), p.24-39

Universidad del Bío-Bío. Facultad de Arquitectura, Construcción y Diseño

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  • Título:
    ESCOLAS PADRÃO ART DÉCO NO RIO GRANDE DO SUL: RELAÇÃO ENTRE ARQUITETURA, EDUCAÇÃO E POLÍTICA
  • Autor: Kremer Cabral, Lisiê ; Carlucio Cordeiro, José Henrique
  • Assuntos: ARCHITECTURE ; arquitetura escolar ; arquitetura moderna ; Art Déco ; nacionalismo ; política cultural
  • É parte de: Arquitecturas del sur, 2022-12, Vol.40 (62), p.24-39
  • Descrição: RESUMO O projeto para escolas de arquitetura padrão no estilo Art Déco, construídas entre as décadas de 1930 e 1940 no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, pretendia, a partir das características do ambiente construído, transmitir à população os ideais do governo autoritário de Getúlio Vargas durante o período do Estado Novo. Atendendo às demandas arquitetônicas, políticas e educacionais, os aspectos formais e funcionais dessas instituições de ensino, tencionavam controlar o comportamento dos estudantes, enaltecer o poder do Estado e corresponder a um símbolo de progresso e ordem. Por meio de análise bibliográfica, documental e observação do ambiente construído, com estudo de caso realizado no Instituto Estadual de Educação Assis Brasil, localizado, no Sul do Brasil, na cidade de Pelotas/RS, esse trabalho tem o objetivo de identificar como as escolas padrão Art Déco serviram como instrumento ideológico do Estado. Mediante esta análise, observou-se que o prédio escolar, as práticas políticas e os métodos pedagógicos, de maneira conjunta, agruparam e direcionaram os estudantes a um modelo ideal proposto pelo Estado.
  • Editor: Universidad del Bío-Bío. Facultad de Arquitectura, Construcción y Diseño
  • Idioma: Português;Espanhol

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