skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

As coleções de Aldo Rossi e John Hejduk; The Aldo Rossi and John Hejduk's collections

Bronstein, Laís

Revista Pos FAUUSP; v. 25 n. 45 (2018); 12-27

Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. 2018-04-27

Acesso online

  • Título:
    As coleções de Aldo Rossi e John Hejduk; The Aldo Rossi and John Hejduk's collections
  • Autor: Bronstein, Laís
  • Assuntos: Architectural Theory. Aldo Rossi. John Hejduk; Teoria Da Arquitetura. Aldo Rossi. John Hejduk
  • É parte de: Revista Pos FAUUSP; v. 25 n. 45 (2018); 12-27
  • Descrição: Em uma análise do repertório de propostas e projetos de arquitetura que povoaram debates nos anos 1960 e 1970 no cenário internacional, torna-se patente a recorrência dos autores na criação de sistemas, a partir de um repertório formal definido e limitado. Dentre os arquitetos que se inserem nesse momento, destacam-se Aldo Rossi e John Hejduk, cujos mecanismos de trabalho revelam a existência de um universo formal próprio e restrito de figuras e elementos que reaparecem a cada novo desenho. O contato mais estreito dos dois arquitetos acontece em meados da década de 1970, quando Rossi passa uma temporada nos EUA e leciona na Cooper Union de Nova York, então dirigida por Hejduk. Rossi utiliza as formas geométricas puras e o recurso da analogia em seus croquis e desenhos. Hejduk também utiliza as formas geométricas puras na construção de suas inusitadas “estruturas”, que reaparecem a cada projeto. A ideia de coleção, como construção de um sistema, é a chave interpretativa que permite a aproximação dos dois autores, cujos mundos formais aparentam ser, à primeira vista, tão distintos.
    In an analysis of the proposals and architectural projects from the international debate of the 60s and 70s, it becomes apparent the recurrence in the creation of systems from a defined and limited formal repertoire. Among the architects who are part of this time, we distinguish Aldo Rossi and John Hejduk, whose working mechanisms reveal the existence of a specific and limited formal universe of figures and elements that reappear at every new design. A closely contact between these two architects took place in the mid-70s when Rossi spends a season in the US, and teaches at the Cooper Union in New York, then headed by Hejduk. Rossi makes use of pure geometric shapes and the mechanism of analogy in his sketches and drawings. Hejduk also uses pure geometric forms in building its unusual “structures”, that reappear every new project. The idea of collection, such as building a system, is the interpretive key that allows the approach of these two authors, whose formal worlds appear to be, at first glance, so distinct.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/117584/139626; https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/117584/139638
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
  • Data de criação/publicação: 2018-04-27
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português;Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.