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Gottfried Semper e o ornamento em arquitetura
Viana, Alice De Oliveira
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2017-05-15
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Title:
Gottfried Semper e o ornamento em arquitetura
Author:
Viana, Alice De Oliveira
Supervisor:
Azevedo, Ricardo Marques de
Subjects:
Ordem
;
Arquitetura
;
Estilo
;
Ornamento
;
Gottfried Semper
;
Ornament
;
Order
;
Architecture
;
Style
Notes:
Tese (Doutorado)
Description:
A tese investiga o conceito de Ornamento no arquiteto e teórico Gottfried Semper (1803-1879), quem elabora, em meados do século XIX, importante teorização deste elemento arquitetônico. Destina-se a demonstrar que, em meio a um processo de depreciação semântica vigente na época, Semper procura restabelecer o status quo do Ornamento, consagrando a ele uma importância fundamental para os indivíduos e suas instituições sociais. Os vínculos tradicionais entre Ornamento e noções clássicas como Estilo e ordem são reforçados e atualizados pelo autor, considerando o contexto da época. Para este estudo, a investigação considerou dois momentos. Primeiramente, adotou-se um recuo temporal, trabalhado na longa duração, com o intuito de se apresentar um quadro sintético de noções e conceitos interdependentes que estruturaram o conceito de Ornamento na Tradição Clássica. Aqui a escrita foi organizada a partir da observação atenta às transformações dos sentidos atribuídos ao termo, aos conceitos que giraram em torno dele e o constituíram como um componente imprescindível do que se compreende por Arquitetura na Tradição. Em um segundo momento analisou-se o conceito de Ornamento em Semper em meio ao contexto europeu de meados dos oitocentos, tendo em vista o enfraquecimento da legitimidade da Tradição Clássica e as implicações resultantes do desenvolvimento da indústria moderna. Considera-se que os escritos deste autor, na medida em que procuram atualizar o conceito de Ornamento, evidenciam parte do contexto de crise da ornamentação em Arquitetura, que, diferentemente do que costuma colocar a historiografia tradicional, iniciou-se bem antes da aurora do moderno. O Ornamento em Semper deve ser compreendido como um conceito que opera dentro da disciplina Arquitetura e que faz parte dos esforços do autor em reorganizá-la em meados do século XIX.
DOI:
10.11606/T.16.2018.tde-29062017-114151
Publisher:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Creation Date:
2017-05-15
Format:
Adobe PDF
Language:
Portuguese
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