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A vivência lúdico-improvisacional compartilhada uma experiência em nível inicial de aprendizagem do francês - língua estrangeira (FLE)

Amarílis Aurora Aparecida Valentim Maria Sabina Kundman

2008

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (T VALENTIM, A. A. A. 2008 )(Acessar)

  • Título:
    A vivência lúdico-improvisacional compartilhada uma experiência em nível inicial de aprendizagem do francês - língua estrangeira (FLE)
  • Autor: Amarílis Aurora Aparecida Valentim
  • Maria Sabina Kundman
  • Assuntos: LÍNGUA FRANCESA (ESTUDO E ENSINO); APRENDIZAGEM; JOGOS EDUCATIVOS
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A presente pesquisa objetivou refletir sobre o uso e os benefícios de atividades lúdicas e de improvisação teatral em fase inicial de aprendizado da língua estrangeira (LE) em contexto institucional. Almejou também demonstrar que a associação Teatro, Jogo e Aprendizagem de línguas realizada de modo sistemático, constante e em função de objetivos precisos estimula e auxilia na apropriação e no desenvolvimento da língua alvo. Para essa reflexão, propomos no primeiro capítulo um panorama histórico da relação teatro, jogo, educação. No segundo, as questões didáticas que deram abertura a uma prática lúdico - teatral no ensino de LE no século XX e aquelas que norteiam o ensino atual de línguas. No terceiro capítulo, apresentamos algumas características do Lúdico e de práticas teatrais adaptáveis ao contexto de ensino de LE (jogo teatral, de papéis e simulação global). O quarto capítulo é dedicado ao relato da experiência lúdico-teatral realizada em janeiro e fevereiro de 2007 com duas turmas de nível 01 do Curso Extracurricular de Francês oferecido pelo departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Os resultados demonstraram que o uso de atividades lúdicas e de improvisação teatral no ensino do Francês contribuiu significativamente no aprendizado da LE e na criação de um ambiente de descontração e de interação favoráveis à expressão na língua-alvo, onde a desinibição e o medo do erro deram pouco a pouco
    lugar ao prazer de se comunicar-se na LE. Assim, foram contemplados aspectos referentes à aprendizagem, à relação sujeito-LE, à relação e interação aluno-aluno/ professor, tendo sido de extrema significação para a aquisição da língua-alvo e para as relações interpessoais.
  • Data de criação/publicação: 2008
  • Formato: 248 p..
  • Idioma: Português

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