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Ética e teorias da comunicação: poder, interações e cultura participativa

Martino, Luis Mauro Sá ; Marques, Ângela Cristina Salgueiro

Comunicação e sociedade (Braga.), 2014-06, Vol.25, p.138-153 [Periódico revisado por pares]

Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade - Universidade do Minho

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Citações Citado por
  • Título:
    Ética e teorias da comunicação: poder, interações e cultura participativa
  • Autor: Martino, Luis Mauro Sá ; Marques, Ângela Cristina Salgueiro
  • Assuntos: COMMUNICATION ; epistemologia ; Teorias da Comunicação ; ética
  • É parte de: Comunicação e sociedade (Braga.), 2014-06, Vol.25, p.138-153
  • Descrição: Este texto aborda aspectos das concepções de ética presentes nas principais Teorias da Comunicação, identificando, em algumas de suas proposições epistemológicas, elementos de um ethos. Sublinha-se como essas teorias, além de abordarem processos comunicativos mediados, propõem procedimentos e ações práticas. Em perspectiva histórico-crítica, mapeia-se como noções de poder, capacidades comunicativas e delineamentos do sujeito político, entre outras, são entrelaçadas às enunciações teóricas da área. A análise desenvolve-se ao redor de três perspectivas: (a) assimétrica, com o poder colocado ao lado dos meios de comunicação; (b) simétrica, equivalendo, em espaços diferentes, produtores e receptores; (c) paritária, com intersecção entre ambos em uma cultura da participação. O texto analisa essas três perspectivas nas rupturas e continuidades entre o ético e o epistemológico.
  • Editor: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade - Universidade do Minho
  • Idioma: Inglês;Português

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