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O processo de formação no ensino superior de enfermagem

Tânia Denise Kuntze Valeria Marli Leonello; Emiko Yoshikawa Egry; Maria Amélia de Campos Oliveira; Seminário Nacional de Diretrizes para Educação em Enfermagem (9. 2005 Natal)

Programas e resumos Natal: ABEn-Seção RN, 2005

Natal 2005

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (EGRY, E. Y. doc 19 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    O processo de formação no ensino superior de enfermagem
  • Autor: Tânia Denise Kuntze
  • Valeria Marli Leonello; Emiko Yoshikawa Egry; Maria Amélia de Campos Oliveira; Seminário Nacional de Diretrizes para Educação em Enfermagem (9. 2005 Natal)
  • Assuntos: ENFERMAGEM (EDUCAÇÃO); SOLUÇÃO DE PROBLEMAS (EDUCAÇÃO)
  • É parte de: Programas e resumos Natal: ABEn-Seção RN, 2005
  • Notas: Em CD-ROM
  • Descrição: Neste estudo procuramos compreender a realidade do processo de formação em enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior, tendo como objetivo identificar e explicitar as contradições desta realidade, segundo os pressupostos do materialismo histórico e dialético. O estudo foi realizado no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), localizado na zona sul do município de São Paulo.Trata-se de uma instituição privada e confessional com a missão de "educar no contexto dos valores bíblico-cristãos para o viver pleno e a excelência no servir" e que oferece, dentre os cursos de graduação, o curso de Enfermagem. Utilizamos duas fases da metodologia proposta pela Teoria deIntervenção Práxica de Enfermagem em Saúde Coletiva (TIPESC): captação da realidade objetiva, através da identificação do fenômeno pesquisado, articulado ao processo de produção e reprodução social historicamente determinado, e interpretação da realidade captada, através da identificação das contradições existentes nas dimensões estrutural, particular e singular. Na dimensão estrutural, as contradições apontam: a) para um projeto de educação que privilegia a socialização do saber e a transformação social, através da aquisição crítica e reflexiva do conhecimento, versus uma formação profissional voltada para o mercado de trabalho; b) uma proposta de educação firmada nos princípios do SUS, versus uma prática educativa focada na assistência individual e hospitalocêntrica. Na dimensão
    particular, encontramos: a) uma proposta pedagógica que visa a formação do enfermeiro generalista, crítico-reflexivo e transformador, versus um modelo educacional tradicional e fragmentado; b) um projeto de educação para a enfermagem vinculado às propostas do SUS, contra um ensino focado na assistência individual, hospitalocêntrica e mercadológica. Na dimensão singular, a realidade captada mostrou uma concepção inovadora de projeto pedagógico, e que... ) estabelece a metodologia problematizadora no ensino de enfermagem, mas que em sua construção, distanciou-se da participação dos docentes e alunos envolvidos. As contradições encontradas evidenciam a necessidade de uma maior aproximação entre os agentes e as concepções políticas, legais e teórico-filosóficas que orientam o processo de formação em enfermagem, apontando para necessidades interventivas que provoquem afluências reflexivas e transformadoras da prática educativa
  • Editor: Natal
  • Data de criação/publicação: 2005
  • Formato: CD-ROM.
  • Idioma: Português

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